Logotipo O Norte
Quinta-Feira,30 de Outubro
Programa Acredita

Com investimento federal, ação quer impulsionar microempreendedores

Márcia Vieira
Publicado em 27/10/2025 às 22:00.

Criado para estimular e oportunizar o empreendedorismo, e desse modo, reduzir a pobreza, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, trouxe a Montes Claros nesta segunda-feira (27), o Ministro titular da pasta, Wellington Dias, com o objetivo de lançar o Programa “Acredita”. A iniciativa tem por objetivo reduzir os índices de pobreza na região, à medida que facilita as linhas de crédito com juros diferenciados aos micro e pequenos empreendedores, por meio de parcerias.

Em coletiva, o Ministro destacou que o Governo Federal investiu em Minas Gerais, só este ano, 22 milhões de reais, direcionados a Programas Sociais como o Bolsa Família e BPC, e vem agora com mais investimento. “O objetivo aqui é garantir que a pessoa que tem esse dinheiro possa comprar alimentos e atender às suas necessidades. Mas o passo seguinte é que a gente supere a pobreza. A base principal é cuidar dessa pessoa com uma boa saúde e já estamos fazendo, bem como a educação, agora integrada ao Acredita, programa que já liberou ao país R$ 11 bilhões, complementando o primeiro milhão saindo da pobreza”, explicou o Ministro.

Em Montes Claros e região, o programa conta com parceria do Instituto Federal, no âmbito da qualificação nas áreas em que forem observadas como de maior demanda. Em relação às críticas de que os programas sociais contribuem para a escassez de mão de obra, reclamação frequente do empresariado, Wellington Dias contestou, com dados. “Em 2024, nesse modelo de estímulo que criamos, 98,8% das vagas de emprego novas no Brasil foram preenchidas por pessoas inseridas no Bolsa Família e CadÚnico, então, as pessoas querem trabalhar. O povo quer emprego decente”, disse, ressaltando ainda que, dos cerca de 10 milhões de pequenos negócios, aproximadamente 6 milhões são de pessoas que estavam cadastradas em benefícios sociais. “Minas Gerais comemora 99 mil empregos a mais. Em Montes Claros, 8.320 e desses, 7.488 são do povo do Bolsa Família. Esse programa é potente. O Brasil, além de sair do mapa da fome, vai sair do mapa da pobreza”, assegurou. A liberação do recurso para as primeiras turmas é imediata ao lançamento, confo
rme Wellington. “Já estamos hoje liberando recursos para a qualificação das primeiras turmas da região, cerca de mil pessoas. Mas já fizemos um piloto com os parceiros”.

Um outro eixo do programa propõe o fomento de iniciativas que já existem e precisam de um impulso. Esse é o caso de Adélia Pereira, produtora que trabalha com hortaliças na região de Juramento. Ela participou do evento com uma equipe liderada pelo Banco do Nordeste do Brasil, que, por meio do Agroamigo, braço do Acredita, vai possibilitar a continuidade do negócio, com a liberação de 50 milhões pelo governo. “Vai ser muito útil esse dinheiro. Representa uma conquista muito grande e vou conseguir proporcionar uma vida melhor aos meus filhos”, declarou.
 
AMAMS 
Wellington Dias cumpriu agenda também na Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), ao lado do deputado Paulo Guedes, e confirmou aos prefeitos a liberação de recursos para perfuração de poços artesianos já equipados com energia solar. A medida é para diminuir as dificuldades enfrentadas pelos gestores em relação à seca. “Creio que ainda essa semana o governo anuncie a liberação desses recursos, que serão executados com parceria da Codevasf e Denocs”, disse Paulo Guedes. Sobre o “Acredita”, o deputado comentou que “aposta no programa como a porta de saída para o emprego formal”.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por