Catedral inicia preparação para festa de São José

Jornal O Norte
Publicado em 13/03/2010 às 10:16.Atualizado em 15/11/2021 às 06:23.

Na próxima quarta-feira, 17 de março, a catedral metropolitana Nossa Senhora Aparecida abre tríduo preparatório para a tradicional festa de São José. De quarta a sexta-feira, a partir das 18h, os fiéis se reunirão na capela São José para cantar e rezar o terço e a ladainha em honra ao pai adotivo de Jesus. Em seguida, sempre a partir das 19h, haverá missa. No dia 19, que a liturgia da igreja faz memória a São José, a celebração eucarística será solene. A programação continua no sábado, com missa, às 19h, e levantamento do mastro logo depois, e no domingo, com procissão por ruas adjacentes à capela, no bairro São José, às 18h, e missa solene.



O primeiro dia do tríduo terá com o tema Sagrada Família, modelo para as nossas famílias. O segundo, São José, modelo de vida cristã. E o terceiro dia convidará à reflexão sobre São José, homem de fé e coragem.



A exemplo dos dois anos anteriores, a festa de São José ocorre, em 2010, durante a quaresma, que acontece da quarta-feira de cinzas até a quinta-feira Santa, excluindo a missa da ceia do Senhor, já na Semana Santa, que, por sua vez, prossegue até o sábado Santo e, finalmente, culmina no domingo da Ressurreição do Senhor, tempo de penitência, jejum e oração, rumo à Páscoa.



- Esse, então, transforma-se no único dia em que podemos utilizar a cor branca, as flores, cantar o aleluia e o glória em nossas celebrações - afirma o pároco padre Dorival Souza Barreto Júnior. Na quaresma, todas essas práticas são abolidas da liturgia.



A data em honra a São José existe graças ao exemplo que o carpinteiro deixou para a igreja. E os papas fazem questão de valorizá-la. Em 1989, João Paulo II lançou a exortação apostólica intitulada Redemptoris Custos (chamado a proteger o Redentor), que ressalta a figura e a missão de São José dentro do plano salvífico de Deus e as consequências do seu sim para a igreja. Na oração do ângelus do último domingo (15), o papa Bento XVI, sucessor de João Paulo II, declarou, de sua residência apostólica, em Roma, Itália, que São José é seu padroeiro pessoal.



A devoção a São José vem de longa data. Inspirados no evangelho, os padres da igreja, desde os primeiros séculos da era cristã, destacam que, tal como o zelo de São José para com Maria e Jesus, o carpinteiro guarda e protege a igreja, o corpo místico de Cristo, da qual a Virgem Maria é figura e modelo.



Narra o evangelho que José é o pai adotivo de Jesus e esposo de Maria, escolhido por Deus para fazer parte do plano Divino da encarnação, enquanto descendente da casa de Davi, nobre de raça e grandeza de alma. Filho de Davi não só segundo a carne, mas também conforme a fé e a piedade.



Pai do Filho de Deus feito homem, José torna-se amparo de quem ampara o universo. No sentido bíblico, o nome José quer dizer filho que cresce, aumento, abundância. José foi aquele que cresceu diante dos homens em estima e veneração. Por isso, ao escolhê-lo, ressalta a igreja, Deus também o dispôs e o preparou para que fosse idôneo e desempenhasse dignamente essa tarefa. É considerado protetor universal da igreja e padroeiro dos trabalhadores e das famílias.



Trata-se de uma paróquia atípica, pois atende somente a população que mora na área central da cidade, distribuída nas comunidades do santuário do Bom Jesus e da capela São José, enquanto é comum nas demais abranger áreas maiores, atingindo inclusive a Zona Rural. Existem ainda muitos paroquianos afetivos, aqueles que, apesar de residirem em localidades pertencentes a outras paróquias, frequentam a capela.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por