Logotipo O Norte
Quarta-Feira,2 de Julho

Catedral discute programação do centenário da Diocese

Jornal O Norte
Publicado em 02/03/2009 às 09:13.Atualizado em 15/11/2021 às 06:51.

Valéria Borborema


Colaboração para O NORTE



Nesta semana, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida realizou a 1ª reunião do ano de seu Conselho Paroquial Pastoral, na construção do Centro Paroquial João Paulo II, no centro da cidade. O principal assunto discutido foi a programação do centenário da  Diocese de Montes Claros – elevada em 2001 à condição de arquidiocese.



A reunião foi presidida pelo pároco, Padre Dorival Souza Barreto Júnior, e com a presença do vigário paroquial, Padre José Honório de Andrade, o encontro teve a participação de cerca de 40 pessoas, representantes de pastorais e movimentos eclesiais ali atuantes.



Entre as atividades previstas na área de abrangência desta Igreja Particular está a formação de equipes missionárias. O principal objetivo é conscientizar ministros ordenados (arcebispos, padres e diáconos), religiosos (de vida consagrada) e leigos a assumirem uma evangelização comprometida o suficiente para intervir e modificar a realidade na qual a Igreja se insere hoje. A Paróquia da Catedral já montou sua equipe que, junto às de outras paróquias, recebeu orientações durante evento arquidiocesano específico, ocorrido no final do ano passado.



Mas as ações visando ao centenário não param por aí. Norteiam tanto iniciativas tradicionais católicas no Brasil e abraçadas pelas (arqui)dioceses, como a Campanha da Fraternidade, quanto promoções mais localizadas, a exemplo de assembleias paroquiais – a da Catedral será no dia 15 de março. Todas elas, entretanto, devem seguir um viés próprio, que recorde e enalteça os 100 anos desde que o Papa Pio X, no dia 10 de dezembro de 1910, publicou a bula Postulat Sane, que criou a Diocese de Montes Claros, desmembrada da então Diocese de Diamantina (MG). A comemoração convida à reflexão em torno do tema “Igreja centenária de Montes Claros: discípula-missionária de Jesus Cristo” e do lema “A serviço da vida e da dignidade para todos”. O Arcebispo Dom José Alberto Moura iniciou oficialmente o triênio celebrativo 2008-2010 no dia 6 de janeiro de 2008, Dia de Reis.



Padre Dorival Barreto reforçou a importância da missionaridade a partir de trechos do Documento de Aparecida, fruto da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, que aconteceu em maio de 2007 no Brasil, e do Documento 87 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. O sacerdote explicou que a Igreja enfatiza atualmente a necessidade de uma conversão pessoal e pastoral dos fiéis, especialmente os engajados em algum serviço eclesial. A experiência com Jesus não é só sentimento. Vai além disso. É salvífica, salvadora. Leva a pessoa a assumir Jesus e sua missão. Daí a urgência de sair do grupo de conservação (voltado para si) rumo à pastoral missionária, completou.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por