Logotipo O Norte
Segunda-Feira,28 de Julho

Catedral comemora três anos da Obra do Berço

Jornal O Norte
Publicado em 13/10/2009 às 09:17.Atualizado em 15/11/2021 às 07:13.

Valeria Borborema


Colaboração para O NORTE



Na tarde da última quarta-feira, 7, de outubro, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida comemorou três anos de existência da Obra do Berço Menino Jesus, com a 36ª entrega de enxovais para recém-nascidos no Hospital Universitário Clemente de Faria, da Universidade Estadual de Montes Claros. Atual coordenadora do projeto, Ruth Aparecida Rocha Maia diz que não para de se encantar com o trabalho a favor de mães carentes que, de outra forma, sentiriam dificuldade para agasalhar seus bebês convenientemente. Ela assim se expressou na reunião que antecedeu à doação dos 40 kits, cada um com forro de berço, toalha, cueiros, fraldas e roupas como casaco, pagão, mijão e meias ou sapatinhos – 30 para o HU e 10 para o Hospital Aroldo Tourinho, que recebe o benefício mensal desde 27 de outubro do ano passado. Além do ato propriamente dito, Ruth Aparecida acha que a iniciativa ganha pelo exemplo, quem sabe uma inspiração para que outras pessoas ou instituições façam o mesmo.



De dezembro 2006, quando houve a primeira remessa, a outubro de 2009, a Obra do Berço já produziu cerca de 1,2 mil enxovais e confeccionou 15,7 mil peças. Um trabalho meticuloso, feito por 35 costureiras voluntárias, que costumam realizar três encontros até o dia da entrega. Um para cotar as peças, outro para montar os kits e mais uma vez, a partir das 14 horas, na construção do Centro Paroquial João Paulo II, nas imediações da Catedral, centro da cidade, para concretizar a ação. As demais fases do trabalho transcorrem individualmente, na casa de cada uma delas. Tudo isso para garantir a alegria de 40 mulheres que acabaram de dar à luz. No decorrer do tempo, a quantidade de kits aumentou de 20 para 30 e de 30 para 40, com a ampliação do atendimento para o HAT, onde já ocorreram 12 entregas.



Os enxovais são levados primeiro para as associações das Voluntárias Amigas do HU e HAT, encarregadas da triagem prévia, para saber quais mães necessitam mais da ajuda, e da distribuição que, normalmente, acontece na primeira quarta-feira do mês.



Padre Dorival Souza Barreto Júnior destaca que a Obra do Berço Menino Jesus é uma bênção para a Catedral Metropolitana porque, pelas mãos abençoadas de nossas voluntárias, a nossa paróquia pode ser solidarizar com tantas famílias carentes.



Idealizada pelo Arcebispo Dom Geraldo Majela de Castro, hoje Emérito, a Obra do Berço Menino Jesus é parte da Associação Dom José Alves Trindade, criada no dia 21 de novembro de 2006 para desenvolver ações que valorizem a pessoa humana. A entidade também investe na capacitação social, cultural e religiosa de crianças, adolescentes e jovens.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por