A Associação Bom Samaritano trabalha com acompanhantes em tratamento médico-hospitalar mediante prévia triagem. Funciona à Rua Andradita, 159, Bairro de Lourdes. A presidente da entidade Mônica Aparecida Pessoa Brant afirma que a ajuda da comunidade é extremamente relevante para a continuidade do atendimento às pessoas, não somente de Montes Claros, mas de outras localidades como, por exemplo, do Sul da Bahia.
Mônica explica que a iniciativa de se criar a casa de apoio Bom Samaritano surgiu a partir do grupo de oração que desenvolvia trabalho espiritual no hospital Santa Casa. Frisa que o grupo decidiu além deste trabalho, realizar algo na prática junto aos acompanhantes desta instituição hospitalar.
- Víamos vários acompanhantes de pessoas que faziam tratamento na Santa Casa sem ter para onde ir, daí juntamente com um grupo de voluntários criamos a associação comunitária Bom Samaritano que em termos jurídicos já existe há três anos, no entanto, começamos os nossos trabalhos há três meses.
Jair Brant, esposo da presidente, é o tesoureiro da Associação Bom Pastor, reitera a importância do apoio da sociedade.
- Precisamos de um apoio imediato por meio de doações de beliche e colchões. Desta forma teremos oportunidade de atender um número maior de pessoas. O espaço é suficiente para acolher de 30 a 40 pessoas, mas, para isto é fundamental o apoio da sociedade, como empresários.
Jair Brant afirma que tem um gasto mensal de R$ 1.500,00 com a entidade e que com o apoio da comunidade será possível estender auxilio a outros hospitais da cidade como Universitários e Aroldo Tourinho.
- Muitos acompanhantes não têm dinheiro nem mesmo para a condução daí a importância da doação por exemplo, de um carro para facilitar o acesso deste pessoal. Outros não têm, quando falece o paciente, de pagar o funeral. Precisamos também de apoio em algumas especialidades como psicólogo e assistente social. É relevante reiterar que precisamos de imediato de beliche e colchões, mas, aceitamos toda e qualquer doação. Estamos aqui para acolher o acompanhante que também sofre quando tem alguém próximo como paciente em um hospital. Estamos aqui para apóia- lo em suas necessidades.
Interessados em colaborar de alguma forma com a Associação Bom Samaritano pode ligar para o telefone: (38) 3083-0662.