Samuel Nunes
Repórter
samuelnunes@onorte.net
Hoje, 25 de janeiro, os Correios homenageiam sua maior categoria profissional: o carteiro, funcionário símbolo da empresa.
- A boa imagem que os Correios desfrutam junto à sociedade se deve muito à figura desse profissional, conhecido pela simpatia e o bom humor com que trabalha. Por isso, seja nas atividades comerciais ou nas ações sociais, o carteiro tem função estratégica no cumprimento da missão dos Correios. É o que diz o Cícero José Carvalho, gerente do centro de distribuição domiciliária das agencia dos Correios de Montes Claros. Ele explica que mesmo com a revolução promovida no setor de comunicação pelo advento da internet, muita gente se questionou sobre o futuro dos Correios e desses profissionais. Porém, a atividade dos carteiros só tem aumentado nos últimos tempos.
Pedro Gilberto é carteiro há 20 anos e diz que
é gratificante a profissão que escolheu (foto: Wilson Medeiros)
- De 1995 para cá a quantidade de objetos movimentados pelos Correios dobrou, passando de 4,5 bilhões para quase 9 bilhões e o efetivo de carteiros teve um crescimento superior a 50% - completa.
ROTINA
Cícero diz que ao chegar ao Centro de Distribuição Domiciliária (CDD), o carteiro prepara as correspondências que irá distribuir em seu distrito, termo usado para indicar a região da cidade que percorrerá. A seguir ele sai para a rua carregando até 10kg em sua sacola, isto quando são muitos objetos. Os Correios utilizam, também, prédios comerciais como postos auxiliares, onde o carteiro renova sua sacola.
Cícero ressalta que no fim da jornada, o carteiro retorna ao centro de distribuição domiciliária, onde processa as correspondências que por algum motivo não foram entregues. Sobre a capacitação dos carteiros, Cícero salienta que os mesmos são contratados pela empresa por meio de concursos públicos, abertos de acordo com a necessidade dos serviços.
- Em Minas Gerais, o último concurso foi realizado em junho de 2006 e teve como novidade a segunda etapa, composta por testes de aptidão e robustez física. O salário inicial do carteiro é de R$ 508, 78, que, somado aos benefícios, como vale alimentação, vale transporte e o plano de saúde, chega a ultrapassar R$ 900,00 - diz.
Cícero explica que depois de contratados os carteiros passam pelo curso de Cidadania Postal para serem qualificados. A empresa mantém um Programa de Desenvolvimento que oferece, semanalmente, cursos e treinamentos à distância com temas técnicos e comportamentais, abrangendo assuntos relativos à organização, como também orientações para o cuidado com a saúde e dicas de segurança individual.
A DATA
Sobre a data, o gerente do centro de distribuição domiciliária dos Correios, Cícero José Carvalho observa que a mesma recorda um fato importante da história dos Correios ocorrida em 1663.
- Naquele 25 de janeiro, a Coroa Portuguesa criou o Correio-Mor no Brasil, nomeando o alferes João Cavalheiro Cardoso para exercer os serviços de correios na Colônia. A data é, portanto, uma homenagem ao primeiro carteiro, designado há 343 anos. O Norte ouviu alguns carteiros, como por exemplo, Pedro Gilberto Soares Prates, que se sente privilegiado por realizar um serviço que é reconhecido pela população em geral. Ele afirma que entrega, diariamente, 800 correspondências por dia, mas todo o esforço é recompensado pela excelente receptividade das pessoas.
