Câncer na prótata- o Medo do homem

Jornal O Norte
Publicado em 19/01/2007 às 12:25.Atualizado em 15/11/2021 às 07:55.

Prevenção e identificação precoce da doença podem ajudar na diminuição do índice do câncer de próstata que cresceu 95,48%






Samuel Nunes


Repórter


samuelnunes@onorte.net








De acordo com o ministério da Saúde, o câncer de próstata é a segunda causa de óbitos por câncer em homens, sendo superado apenas pelo de pulmão. Um perfil da evolução do câncer no País, divulgado no final do ano passado, mostra que a taxa de mortalidade por neoplasia de próstata cresceu 95,48% ao longo do período entre 1979 e 2004. Em números absolutos, é o segundo tumor que mais mata.





O dado torna-se ainda mais preocupante porque ele é de fácil diagnóstico, assim como outros tipos de câncer, como o de colo de útero, que aumentou 7,04%, e o de mama, que subiu 38,62%, ambos no mesmo período. Entre as mulheres, o a taxa de mortalidade que mais cresceu foi a de pulmão 96,95%.





Para se ter idéia, só no Distrito Federal são 530 novos casos todos os anos e, hoje, há quatro mil homens doentes. O câncer da próstata é uma doença que pode surgir com o envelhecimento do homem, a partir dos 40 anos (veja quadro). À medida que o homem vai envelhecendo, a incidência dessa doença vai aumentando. Quanto mais cedo essa doença atinge o indivíduo, mais grave ela será. Quanto mais tarde se fizer o diagnóstico, mais difícil será a cura.





Ouvido na manhã de ontem, quinta-feira, o urologista Farley Carneiro e Silva diz que somente nos Estados Unidos um homem a cada 15 minutos morre vitima de câncer de próstata, doença que é diagnosticado em homens, sendo a segunda causa principal de todas as mortes por câncer.



EXAME





Segundo Farley Carneiro e Silva, depois dos 45 anos é fundamental que o homem consulte com um médico urologista pelo menos uma vez por ano.





- Se o homem já tem um histórico na família de pessoas que já tiveram câncer de próstata é interessante que ele procure o médico e faça o exame completo. Quando mais rápido detectar o problema, mas fácil é o tratamento.





Ele fala ainda da rejeição quando ao toque retal - aquele em que um médico especialista ou profissional treinado introduz o dedo indicador recoberto por uma luva no ânus do paciente, a fim de palpar a porção anterior do reto, região em que se localiza a próstata. Segundo o Urologista Farley Carneiro e Silva, o PSA é outro tipo de exame realizado que significa antígeno prostático específico, e é medido através do sangue do indivíduo.



 



SINTOMAS





- O jato urinário vai se tornando cada vez mais fraco e fino.


- A pessoa urina muitas vezes durante a noite.


- Após urinar, logo sente vontade de urinar de novo, e urina mais um pouco.


- Às vezes, após urinar, sente que ainda ficou com urina na bexiga.


- Pode sentir forte vontade e ter que sair correndo para urinar, podendo até fazer na roupa ou na cama.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por