Logotipo O Norte
Sexta-Feira,18 de Julho

Campanha de amamentação desperta participação da família

Jornal O Norte
Publicado em 06/08/2008 às 11:12.Atualizado em 15/11/2021 às 07:40.

Jerúsia Arruda


Colaboração para O NORTE



Até o dia 7 de agosto, acontece a 17ª Semana Mundial de Aleitamento Materno, com a proposta de elevar a alimentação exclusiva de leite materno durante os primeiros meses de vida dos recém-nascidos e capacitar os profissionais de Saúde da Família para incentivar este gesto.



Com tema “Nada mais natural que amamentar. Nada mais importante que apoiar”, a iniciativa do ministério da Saúde e a SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) propõe uma ampla discussão sobre a importância da amamentação e faz um alerta sobre a utilização de alimentos e produtos como mamadeiras, bicos e chupetas que prejudicam o aleitamento.



“A Semana, na verdade, é apenas a abertura de uma extensa programação que, nos municípios sob a jurisdição da Gerência Regional de Saúde de Montes Claros, prossegue até outubro”, explica Lúcia de Fátima Veloso, que atua na referência de Planejamento Familiar da GRS/MOC.



Segundo a técnica de enfermagem, durante esse período, as unidades de saúde dos 53 municípios norte-mineiros promovem palestras para orientar às mães sobre a importância de manter a amamentação durante os primeiros seis meses de vida. “O ideal é que a criança receba aleitamento materno exclusivo nesse período, não precisa nem de água, já que o leite materno contém todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento, mas o recomendado seria manter a amamentação por pelo menos dois anos, sendo que a alimentação complementar pode ser incluída na dieta do bebê a partir dos seis meses de vida” completa.



Lúcia Veloso ressalta que a criança que se alimenta do leite materno corre menos risco de contrair doenças como diarréias e pneumonias.



CAMPANHA



A política Nacional de Aleitamento Materno foi implantada no Brasil há 28 anos e entre as conquistas desde sua implantação foi a aprovação da lei federal que regulamenta a propaganda abusiva dos produtos que interferem na amamentação.



De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS) 2008, divulgada no mês de julho, embora haja uma melhora nos indicadores nacionais, no Brasil, somente 43% das crianças são amamentadas na primeira hora de vida e 40% das crianças menores de seis meses recebem exclusivamente o aleitamento materno.



A Semana Mundial de Aleitamento Materno foi idealizada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba, na sigla em inglês) e é comemorada desde 1992, em cerca de 120 países. A Waba também define anualmente o tema central da ação, que passa a ser discutido nos diversos países, unificando as comemorações em todo o mundo.



EM MONTES CLAROS



Com o slogan “Amamentação: apoio às mães vale ouro”, sobre o tema “Se o assunto é amamentar; apoio à mulher em primeiro lugar!”, em Montes Claros, todos os setores da saúde se mobilizam para conscientizar a sociedade sobre a importância do aleitamento materno.



O Hospital Aroldo Tourinho, único do Norte de Minas que possui banco de leite humano, está engajado na Campanha com várias ações educativas junto aos Programas de Saúde da Família (PSF) de sua abrangência, entre elas, uma exposição de fotos de mães amamentando no Montes Claros Shopping Center e Shopping Popular.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por