Cerca de 2,5 toneladas de material foram doadas à associação no bairro Santos Reis
“São materiais limpos que contribuem significativamente para a arrecadação da cooperativa, melhorando a renda dos catadores”, enfatiza diretor financeiro da Cooperativa de Catadores (Larissa Durães)
Em Montes Claros, mais de 2,5 toneladas de materiais recicláveis foram coletadas durante a segunda edição do Programa de Coletiva Seletiva Outro Norte Interno. Todos os resíduos foram destinados à Associação dos Catadores Ecogalpão, no bairro Santos Reis. O programa é uma ação conjunta entre o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codanorte) e empresas parceiras. Foram arrecadados 1.483,80 kg de papel, 505 kg de plástico, 358,20 kg de vidro e 227,50 kg de metal.
O objetivo da campanha é promover a conscientização dos colaboradores e das empresas parceiras sobre a importância da destinação correta dos resíduos sólidos. Aproximadamente 100 funcionários das empresas se engajaram no projeto. Quatro deles foram sorteados e ganharam brindes durante um sorteio online.
Thiago Barbosa e Oliveira, engenheiro ambiental e consultor, foi reconhecido com um dos prêmios. “A campanha já existe no consórcio há quase três anos, e independente da premiação, virou um bom costume de todos nós, colaboradores, separar os recicláveis nas suas casas. Pois, o objetivo principal é fazer a segregação de resíduos em residências, destinando para a lixeira apenas o que é orgânico ou rejeito”, disse.
Thiago enfatiza que, se toda a população adotasse essa prática, o impacto seria enorme. “Quando você deixa de levar esse material para os aterros, está gerando renda e prolongando a vida útil dos aterros sanitários. Participar de campanhas como essa ou simplesmente separar os recicláveis em casa contribui com a renda de quem trabalha com esse material, os catadores”, destaca.
Sidney Alves Coutinho, diretor financeiro da Cooperativa de Catadores e Materiais Recicláveis do Grande Santos Reis, destaca a importância das parcerias para a promoção da reciclagem. “Firmamos uma parceria com a Codanorte e o Eco Galpão Santos Reis para incentivar os colaboradores e familiares da Codanorte a conscientizar e arrecadar resíduos recicláveis. Desde o ano passado, fazemos essa coleta semanalmente na Codanorte. São materiais limpos que contribuem significativamente para a arrecadação da cooperativa, melhorando a renda dos catadores”, explica Sidney.
“A Codanorte promove campanhas de educação ambiental em escolas, municípios e internamente. Então, achamos por bem mobilizamos nossos próprios colaboradores para incentivar a reciclagem tanto em casa quanto no ambiente de trabalho, demonstrando que estamos comprometidos com o que pregamos”, comenta Enilson Francisco, secretário-executivo da Codanorte.
O secretário-executivo enfatizou a importância de outras empresas e condomínios aderirem às práticas de reciclagem, destacando o grande retorno obtido pela Codanorte. “Reciclar mantém a cidade limpa, beneficia o meio ambiente, ajuda quem precisa e todos ganham”, ressaltou. Enilson concluiu afirmando que “a reciclagem gera qualidade de vida para todos, contribuindo para a saúde e o bem-estar da comunidade”.