Samuel Nunes
Repórter
De acordo com o 5º distrito de meteorologia, a última quinta-feira, 18 de fevereiro, foi o dia mais quente de 2010, superando as temperaturas do mês de outubro, consideradas as mais altas do ano. O coordenador do 5º distrito, Célio de Castro, afirma que neste dia os termômetros marcaram 36,5 graus na sombra, sendo que a temperatura oscilou entre 41 e 42 graus no sol.
Célio afirma que a queda vertiginosa das chuvas nos meses de janeiro e fevereiro, tradicionalmente chuvosos, tem provocado o aumento do calor.
- Acredito que as altas temperaturas registradas no mês de fevereiro são reflexos do aquecimento global. É, com certeza, um fenômeno atípico e que tem causado vários transtornos, não somente em Montes Claros, mas, também, no restante do país.
De acordo com Célio de Castro, as temperaturas fornecidas pelo 5º distrito de meteorologia são medidas no campus da UFMG, região distante do centro da cidade, quase na zona rural. Ele diz que se a medição fosse feita, por exemplo, na Praça Doutor Carlos, as temperaturas registradas seriam bem maiores, devido ao calor no asfalto e pouca ventilação, em virtude dos prédios e do intenso movimento de veículos.
Célio de Castro diz que em dias de intenso calor, a orientação, inclusive dada pelos médicos, é que a população coloque dentro de casa bacias de água, que evapora, melhorando o micro clima dentro das casas.
E a previsão é de que as altas temperaturas continuem na cidade. De acordo com o instituto de meteorologia Clima Tempo, hoje a temperatura máxima será de 33º, amanhã os termômetros podem chegar a 34º e quinta-feira deve ser o dia mais quente da semana, com a temperatura podendo chegar aos 35º.