As Pastorais das Crianças em todo o Brasil têm como base atender criança e suas famílias na comunidade onde vivem. A dinâmica consiste em capacitar líderes comunitários, que residem na própria comunidade, para mobilização das famílias nos cuidados com os filhos
Samuel Nunes
Repórter
samuelnunes@onorte.net
A metodologia conta com três grandes momentos de intercâmbio de informações que ajudam no fortalecimento da solidariedade. Visitas domiciliares mensais são realizadas pelos líderes a cada família acompanhada - a cada mês, líderes comunitários realizam mais de um milhão de visitas.
Algumas ações são realizadas pela Pastoral da Criança da cidade como, por exemplo, a de trabalhar no combate à desnutrição infantil (Foto:Wilson Medeiros)
Outra atividade está relacionada ao dia em que a criança deve pesar, quando cada comunidade se reúne para saber o peso de todas as suas crianças atendidas.
- Esse dia se transforma no momento de celebração da vida. São mais de 36 mil comunidades que se reúnem uma vez por mês, para pesar suas crianças e aprender mais sobre elas, isto em todo o Brasil - diz Cleber Teixeira, chefe do Centro de processamentos de dados da Pastoral da Criança de Montes Claros.
Ele diz que a Pastoral da cidade já existe há mais de 26 anos e tem em seu quadro de funcionários pessoas que desenvolvem trabalho voluntário.
REUNIÕES
São realizadas reuniões mensais entre os líderes de uma mesma comunidade, para refletir e avaliar o trabalho realizado no mês anterior e para reforçar a soma de esforços para superar as dificuldades.
De acordo com Cleber Teixeira, em todas as comunidades atendidas, coloca-se em prática um conjunto de ações que vão desde as voltadas para a sobrevivência e desenvolvimento integral da criança até à melhoria da qualidade de vida das famílias carentes, tanto no plano físico e material como no espiritual.
- Desta maneira, procura gerar igualdade de oportunidades, justiça e paz. A Pastoral da Criança de Montes Claros faz parte da diocese e atende a outras 39 cidades.
AÇÕES
De acordo com Cleber Teixeira, algumas ações são realizadas pela Pastoral da Criança da cidade como, por exemplo, a de trabalhar no combate à desnutrição infantil em crianças de 0 a 06 anos e treinamentos com as mães sobre saúde básica e higiene. Ele explica que são realizadas freqüentemente visitas nas casas incentivando cada mãe sobre a importância do aleitamento materno e o aproveitamento da casca do ovo e da mandioca, dentre outros alimentos, para a saúde da família.
Com orgulho e animação Cleber afirma que no 1º e 3º trimestres de 2006 a Pastoral da Criança de Montes Claros ganhou o 1º lugar no estado de Minas Gerais no cadastramento de crianças, prêmio que ele considera importante, pois revela a importância da Pastoral e do trabalho realizado por ela.
- No ano de 2006, até mês de novembro, 28.784 crianças foram atendidas, sendo 1.295 gestantes e 22.784 famílias. Tivemos 2.161 lideres trabalhando de maneira efetiva no ano passado na realização de várias atividades nas comunidades. É importante ressaltar que nós ensinamos as mães a pescar. Nós não damos cesta básica, e sim orientamos sobre vários aspectos e, sobretudo, como alimentar melhor o filho - conclui.
