
Bombeiros do 7° Batalhão de Montes Claros durante retorno de atendimento na tarde da última terça-feira (03) se depararam com um veículo particular com os ocupantes desesperados pedindo socorro em frente à Igreja do Santo Expedito, bairro de mesmo nome, parados em um semáforo.
De imediato os bombeiros desceram da viatura, um caminhão de combate a incêndio, e verificaram que se tratava de uma ocorrência de um recém-nascido (RN) que se encontrava com obstrução das vias aéreas por corpo estranho, com ausência de movimentos respiratórios e cianose facial.
Diante do exposto, os militares retiraram o recém-nascido para fora do veículo e solicitaram à mãe que realizasse cuidadosa sucção na boca/nariz do RN, porém sem êxito.
Dessa forma, o RN foi posicionado em decúbito ventral em uma inclinação de maneira que a cabeça ficasse em nível inferior aos membros. Foram realizadas 5 tapotagens na região das costas e posteriormente 5 compressões toráxicas entre os mamilos, sendo repetido o procedimento até a recuperação da consciência ao expelir o corpo estranho (leite materno) e consequente choro.
Neste momento, um médico da Polícia Militar que também passava pelo local assumiu a manobra e deu continuidade ao procedimento que resultou em mais choro do neonato, sinal de que os sinais vitais estavam se restabelecendo. Diante da situação, todos se deslocaram até o Hospital Universitário, onde o paciente foi recebido e tratado com suporte avançado de vida.