Participantes do treinamento ministrado pelo Corpo de Bombeiros no Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira (FOTOS: ASCOM/ HC)
Colaboradores do Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira participaram de treinamento do Corpo de Bombeiros de qualificação dos brigadistasda unidade de saúde.
De acordo com o coordenador administrativo do HC, Cleriston Lopes, foi firmada parceria com o Corpo de Bombeiros para que os colaboradores do hospital passem por treinamentos que os tornem mão-de-obra especializada e qualificada para execução de ações.
“É fundamental para que seja preservada a vida e os bens do hospital”, destaca.
Abrigada de incêndio age diante de situações como as de princípio de incêndio e na prestação de socorro que envolvam a necessidade de atendimento em primeiros socorros, conta Cleriston Lopes.
O treinamento foi realizado pelo cabo Diego Bruno, a unidade de Montes Claros do Corpo Bombeiro Militar. Ele apresentou aos rifadistas os chamados “três C’s”: checar, chamar e cuidar, que se referem às primeiras ações que o indivíduo deve executar ao se deparar diante intercorrências e como manobras de salvamentos podem ser aplicadas até o socorro chegar. Dentre elas, foram citadas: queimaduras, desmaios, choque elétrico, engasgo, contenção de sangramento, parada cardiorrespiratória.
A turma aprendeu a diferença entre fogo e incêndio, técnicas de como lidar nessas situações, além de técnicas de como usar mangueiras, o extintor e a importância de a equipe estar alinhada e trabalhando em conjunto.