cidade

Bombeiros alertam para os riscos dos incêndios residenciais

Somente no primeiro semestre desse ano, 15 ocorrências foram registradas em Montes Claros

Leonardo Queiroz
leonardoqueiroz.onorte@gmail.com
Publicado em 16/07/2024 às 20:22.
Alguns cuidados podem prevenir incêndios domésticos, como evitar sobrecarregar tomadas (BOMBEIROS/DIVULGAÇÃO)

Alguns cuidados podem prevenir incêndios domésticos, como evitar sobrecarregar tomadas (BOMBEIROS/DIVULGAÇÃO)

O Corpo de Bombeiros Militar de Montes Claros alerta para os cuidados com incêndios em residências. De acordo com dados da corporação, já foram registradas 15 ocorrências entre janeiro e julho de 2024. Somente em 2023, um total de 50 residências foram tomadas pelo fogo. 

Apenas no último domingo (14) foram registrados dois incêndios residenciais. Um deles no bairro Santa Rita, onde um apartamento no segundo pavimento foi tomado pelas chamas, e outro registrado em uma residência no bairro Itatiaia, onde um imóvel pequeno de dois cômodos, que era coberto anteriormente por telhas de amianto, também foi tomado completamente pelas chamas.

O aspirante dos Bombeiros Militares, Denis Oliveira Uematu, explica que as principais causas de incêndios em residências atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, pode-se destacar aquelas envolvendo eletricidade, como redes elétricas subdimensionadas, sobrecarregadas ou desgastadas, que provocam curtos-circuitos. Ele ainda explica que objetos em chamas esquecidos em casa, como velas e panelas no fogão, também são causadores bastante frequentes.
 
PREVENÇÃO 
Segundo o Corpo de Bombeiros, a sobrecarga nas redes elétricas residenciais gera superaquecimento e, consequentemente, desgaste prematuro de seus componentes, aumentando a probabilidade de um incêndio. Alguns cuidados podem ser tomados para prevenir essa situação; por exemplo, não sobrecarregar as tomadas com muitos aparelhos ligados a um único ponto.

“Para os casos de objetos em chamas dentro de casa, é importante redobrar a atenção com velas acesas e panelas no fogão. Jamais sair de casa ou deitar-se para dormir com as chamas acesas. Na situação de panelas com óleo pegando fogo, tampar a abertura da panela com um pano úmido e JAMAIS jogar água”, explica Denis. 

“Aos fumantes, o ministério da Saúde adverte severamente a respeito dos malefícios desse hábito. Entretanto, utilizar um cinzeiro para o apagamento e descarte das bitucas e brasas, assim como não deixá-lo em locais que possam ser derrubados acidentalmente, pode reduzir os riscos de incêndio”, acrescenta o bombeiro. 

“Devemos ter atenção aos eletrodomésticos, principalmente aos mais desgastados pelo uso, e às fontes de chama, como isqueiros, fósforos, fogões e churrasqueiras”. 

“Época de férias escolares é muito importante a atenção redobrada com as crianças em casa. Sejam sempre supervisionadas por um adulto responsável para garantir que elas não brinquem em locais e com objetos que ofereçam risco à sua integridade física. Não somente as fontes de calor, mas também as fontes de eletricidade e ambientes em altura, para que não se envolvam e nem provoquem acidentes”, completa o bombeiro militar. 

Em caso de incêndio, evacue imediatamente e acione o Corpo de Bombeiros Militar, por meio do telefone 193.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por