Aumentam notificações de dengue em Montes Claros

Jornal O Norte
Publicado em 30/10/2006 às 10:34.Atualizado em 15/11/2021 às 08:43.

Naíma Rodrigues


Repórter


onorte@onorte.net



Montes Claros não está vivendo um surto de dengue – pelo menos é o que diz a chefe de seção do Centro de Controle de Zoonoses, Lucimar Cristina Pimenta Maia. Segundo ela, o registro de aumento no número de notificações de casos,para 245, neste ano, em relação ao ano passado, se deve ao lançamento do disk dengue.



- Os casos de dengue estão ficando muito comuns, as pessoas não dão a devida atenção ao assunto, e estão se medicando à revelia dos médicos e isso não pode continuar ocorrendo – diz Cristina Pimenta.



Ainda de acordo com a chefe de seção da Zoonoses, neste ano foram identificados 862 casos de suspeita de dengue em Montes Claros, sendo que destes foram comprovados 30 casos em laboratórios e 100 em clínicas.



PESQUISA



Do dia 18 a 20 de outubro foi realizada uma pesquisa para avaliar o índice de infestação do mosquito na cidade. De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses, os bairros que apresentavam maior índice de infestação foram os bairros nobres, como o Melo e Todos os Santos, sendo que logo em seguida vieram os bairros mais carentes como Edgar Pereira e Alto São João.



- Este levantamento detalha o bairro de maior índice de infestação, a rua, e até a residência onde se encontra o foco. Então é desenvolvido o trabalho de intensificação do mosquito, e depois é realizado trabalho de educação, com palestras passeatas, tratamento e a partir disso é desenvolvida uma conversa com o proprietário da residência para que seja retirado tudo que é inservível para o morador - explica Cristina Pimenta.



ANO DE SURTO



De acordo com o coordenador da vigilância epidemiológica Claudemilson Oliveira, mais conhecido com Tito, a dengue em Montes Claros existe desde a década de 80.



- No município são freqüentes os casos de dengue, mas acabar com o mosquito no Brasil é improvável, então tentamos controlar - diz Tito.



Montes Claros durante três anos seguidos registrou surtos - em 1998, 2002 e 2006. Neste ano, a cidade teve 862 casos da doença, que foram notificados desde janeiro no Centro de Saúde e pela vigilância sanitária epidemiológica.



VERÃO E AUMENTO DE MOSQUITO



Com a entrada do verão Tito diz acreditar que haverá um aumento na proliferação do mosquito, devido ao excesso de chuvas que geralmente gera o acumulo de água.



- Esperamos conter o surto, levando educação e orientação, com visita do agente de saúde nas casas e com a colaboração da população. Precisamos limpar as calhas, virar as garrafas de cabeça para baixo. São todas a informações que estamos cansados de ouvir, mas são necessárias.



REUNIÃO PARA COMBATE



Na tarde desta sexta-feira 27, foi realizada uma reunião na secretaria de Saúde, para preparação da equipe de vigilância da saúde, caso precise atuar com intervenções mais intensas.



– Estamos nos reunindo não só para o combate à dengue, mas para reciclar os nossos conhecimentos- afirma Tito.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por