Fundada no mês de novembro de 1991, a Adnorte, Associação dos Diabéticos do Norte de Minas, congrega atualmente mais de dois mil associados. Com o falecimento da presidente Maria Ferreira de Brito, ocorrido no dia 21 de setembro, o secretário Fabiano Souza assumiu interinamente a direção da associação, prometendo continuar realizando um trabalho que beneficie os diabéticos da cidade e região, promovendo orientação e distribuição de medicamentos aos associados.
- Vamos firmar parcerias com faculdades através do curso de enfermagem com o objetivo de realizarmos pelo menos uma vez por mês atendimento gratuito em praça pública, dando oportunidade para as pessoas realizarem testes de glicemia e auferirem a pressão arterial.
Lembra aos diabéticos que a secretaria municipal de saúde estará nos próximos dias direcionando a entrega de insulina nos postos de saúde instalados nos bairros, antes feita na sede da associação, localizada à Rua Doutor Veloso n° 678. Explica ser provável que na sede da associação seja montado um núcleo de assistência para melhor atender a demanda.
Sobrevivendo com doações dos associados e de um auxilio da empresa Novo Nordisk, o presidente interino salienta que a entidade precisa do apoio da comunidade para que o trabalho em prol dos associados tenha seqüência. O grupo se reúne toda primeira terça-feira do mês, no Sesc, às 7h. No local, são dirigidas palestras regidas por médicos para aqueles que possuem a diabetes. Logo após, são realizados testes de pressão e glicemia. Os interessados em colaborar com a Associação dos Diabéticos podem ligar para o telefone 3221-0451. (SN)
