No dia em que a Igreja fez memória de São Pio X, o Arcebispo Dom José Alberto Moura destacou uma das principais características daquele que, na condição de Papa, criou a Diocese de Montes Claros por meio da bula Postulat sane. A de grande incentivador da catequese para crianças, no sentido de melhor ensiná-las a não só conhecer, mas sobretudo absorver a palavra de Deus em suas vidas, raciocinou Dom José Alberto, que, na sexta-feira, 21 de agosto, presidiu a Missa das 18h30 na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, centro da cidade, na presença de dezenas de fiéis. Concelebrou o pároco, Padre Dorival Souza Barreto Júnior.
O líder religioso lembrou que os ensinamentos divinos chegaram até o povo de duas maneiras: revelada e comunicada.
(foto: ASCOM)
Arcebispo Dom José Alberto Moura:
- A palavra revelada começou
de uma forma pequena
e, progressivamente, foi
crescendo com os profetas.
- A palavra revelada começou de uma forma pequena e, progressivamente, foi crescendo com os profetas, os patriarcas judeus, no chamado 1º testamento, até quando ela se manifestou em plenitude na pessoa de Jesus Cristo, no chamado 2º testamento, contou para, em seguida, completar que a bíblia sagrada, apesar de conter grande parte dessa verdade, não a encerra.
Dom José Alberto fez menção aos apóstolos que, após ouvirem e verem o que Jesus realizava, guardavam tais acontecimentos em suas mentes e os transmitiam oralmente. Sobretudo porque, na época, os registros eram feitos em rolos de papiro ou pergaminho. E o povo, na sua maioria iletrado, não tinha acesso aos textos.
- Então, essa palavra ouvida era também explicitada. Aos poucos ia sendo escrita na chamada tradição apostólica”, disse Dom José Alberto para citar o Papa Pio X, grande incentivador da palavra comunicada que se esforçou a fim de que as pessoas mais humildes pudessem conhecê-la melhor, com a catequese. O Arcebispo Metropolitano de Montes Claros recordou que o último Sínodo dos Bispos enfatizou a urgência da lectio divina ou leitura orante da palavra. “O sínodo nos ensina que o mais importante é aprender ouvir Deus. Se a palavra penetrar em nós, ela nos transforma, contou, agora sob inspiração de São Paulo que, nas Cartas aos Coríntios, afirma que “vocês são a escrita de Deus”. Dom José Alberto alertou para a necessidade de os católicos aproveitarem o Ano Catequético para “retomar isso.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil estabeleceu 2009 como Ano Catequético Nacional. Os fiéis são convidados a refletir sobre o tema “Catequese, caminho para o discipulado” e o lema Nosso coração arde quando Ele fala, explica as Escrituras e parte o pão (cf. Lc 24, 13-35).