Logotipo O Norte
Sábado,26 de Julho

Arcebispo emérito de Moc recebe medalha JK

Jornal O Norte
Publicado em 15/09/2009 às 09:38.Atualizado em 15/11/2021 às 07:10.

Valéria Borborema


Colaboração para O NORTE



O arcebispo emérito de Montes Claros, Dom Geraldo Majela de Castro, foi uma das 180 personalidades homenageadas com a Medalha JK. A solenidade de entrega da Grande Medalha ocorreu no último sábado, 12 de setembro, data de aniversário do ex-presidente Juscelino Kubitschek, em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha. Para o líder religioso, receber a comenda significa, antes de mais nada, um reconhecimento à presença viva da Igreja no Norte de Minas.



- Sinto como se toda a Igreja tivesse sendo homenageada, para a glória de Deus, comentou o líder religioso, assim que chegou de viagem, no sábado à noite. Realizada anualmente desde 1996, a cerimônia teve como orador oficial o ex-presidente Itamar Franco e a presença do governador Aécio Neves e da filha de JK, Maristela Kubitschek Lopes. Entre os agraciados estavam o educador e vereador da cidade de São Paulo, Gabriel Chalita, o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, o cineasta Silvio Tendler e integrantes da Velha Guarda da escola de samba carioca da Mangueira. O nome de padre Fábio de Melo que, entretanto, não pôde comparecer, também consta na lista.



O ex-presidente Juscelino Kubitschek nasceu em Diamantina, no dia 12 de setembro de 1902, e ali morou até os 17 anos, quando se mudou para Belo Horizonte. Se vivo estivesse, completaria 107 anos, portanto. A medalha foi criada por decreto, em 1995, com o objetivo de homenagear personalidades do cenário político, econômico, social, cultural, religioso e esportivo, que prestam ou tenham prestado relevantes serviços à sociedade, por meio de contribuição ao crescimento de instituições políticas e governamentais.



Dom Geraldo Majela permanece na ativa. Continua pároco de Terra Branca, distrito de Bocaiuva, a cerca 50 km de Montes Claros, e não se cansa de fomentar a Associação dos Amigos do Seminário, surgida para ajudar na manutenção do Seminário Maior Imaculado Coração de Maria, nas paróquias da Arquidiocese de Montes Claros.



No próximo ano, a (Arqui)Diocese comemora seu 1º centenário. Dom Geraldo Majela também tem bons motivos para festejar. Em janeiro celebra 60 anos de primeira profissão religiosa na Ordem Premonstratense. Em junho, 80 anos de vida. Em setembro, 28 anos de ordenação episcopal. E em dezembro, 57 anos de sacerdócio. Datas que, certamente, enriquecerão a festa do centenário.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por