
O arcebispo de Montes Claros, Dom João Justino de Medeiros Silva, foi nomeado pelo papa Francisco para assumir o comando da Arquidiocese de Goiânia (GO), no próximo dia 22. Na despedida da cidade onde chegou há cinco anos e dos fieis, deixará como presente o livro “Diakonia da Palavra”, que será lançado nesta quinta-feira no Salão paroquial da Catedral de Montes Claros, na Praça Pio XII, 109, centro.
Com extensa formação intelectual e de origem pastoral, Dom João Justino tem 55 anos e é mineiro de Juiz de Fora, onde foi ordenado presbítero em 1992.
Ocupou o cargo de bispo auxiliar de Belo Horizonte antes da transferência para Montes Claros, em 2017. Um ano depois, assumiu como Arcebispo Metropolitano.
É graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora e em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora CES/JF. Graduou--se em Teologia no Instituto Teológico Arquidiocesano Santo Antônio. Na Universidade Gregoriana, em Roma, obteve o título de Mestre (1997) e de Doutor em Teologia (2003).
Como foi o inicio de sua caminhada religiosa?
Fui batizado na Igreja dedicada à Nossa Senhora de Líbano no bairro Grajaú em Juiz de Fora, onde também fiz minha primeira comunhão e fui coroinha ajudando o padre Vicente Zacaron. A minha família sempre esteve presente na vida religiosa e a mãe me levou bem cedo para a catequese. Em 1984 entrei para o Seminário Arquidiocesano Santo Antônio em Juiz de Fora.
O que te levou a escrever “Diakonia da Palavra”. É seu primeiro livro?
Desde muito cedo me encantei pelas letras, sempre gostei de ler e de escrever. Porém, não sou um especialista das letras. Apenas tenho o prazer de ler. E de escrever. Nos últimos anos, quando assumi a Arquidiocese de Montes Claros, comecei a escrever um pequeno artigo semanalmente. Alguns leitores manifestam gostar de meus artigos. Assim decidi reunir alguns em uma edição. Diakonia da Palavra não é o meu primeiro livro. Destaco a obra “Para rezar os Salmos”, que escrevi quando estava na Arquidiocese de Belo Horizonte.
De que se trata o livro? O que espera desse trabalho?
Decidi nesse exemplar reunir os artigos escritos de novembro de 2018 a novembro de 2020. Eles foram organizados segundo uma seleção temática, não pela data, que pode ser conferida em cada artigo, logo após o título. Descobri que, pela escrita, o bispo presta um serviço à comunidade eclesial e à sociedade. Ele entra em diálogo com pessoas que não estão diretamente ligadas à vida eclesial. O livro pode ser adquirido na Associação Bom Pastor. Rua Grão Mogol, 371, Centro, Montes Claros. Telefone/WhatsApp (38) 3201-8144.
O Papa Francisco transferiu o senhor para a Arquidiocese de Goiânia. Qual é a mensagem que o senhor deixa para os fiéis de Montes Claros?
Tenho muito a agradecer a tantas pessoas generosas que estiveram comigo em diversas situações. Sei que não foi possível despedir-me pessoalmente de todos, mas a lembrança de cada um eu levarei comigo. Conto muito com as orações de todos, para que eu possa responder com generosidade de coração e de fé o que os irmãos e irmãs da Igreja de Goiânia esperam de mim. Na comunhão da fé quero estar junto com vocês sob o manto de Maria, Mãe da Igreja. E nos encontraremos todos os dias, em cada eucaristia celebrada, ao suplicarmos pela Igreja peregrina.