Há 16 anos existe na cidade a AAPNNORTE – Associação dos aposentados e pensionistas de Montes Claros e Norte de Minas. De acordo com o diretor Antônio Carlos Bastos Ferreira, conhecido como Carlão, que é associado há seis anos, o objetivo é mostrar para os aposentados e pensionistas de todas as categorias que a união pode mudar a realidade da classe.
Segundo Carlão, atualmente em Montes Claros existem 23.030 mil aposentados na área urbana. Já na área rural são novos 29.836 mil, totalizando 52.866 mil aposentados e pensionistas na cidade. Os dados foram recolhidos pelo INSS de Minas.
Apesar do número de aposentados serem alto, a quantidade de afilados e baixo. A Maioria não sabe da existência da associação, hoje 200 aposentados fazem parte da AAPNORTE.
Os associados recebem benefícios como consulta médica, apoio jurídico, além de descontos em planos médicos. Para participar é necessário que o interessado seja aposentado ou pensionista de qualquer área.
Os membros pagam uma taxa mensal referente a 2% do salário recebido por ele, no momento da confirmação da associação, devem ser apresentados os documentos pessoais identidade, CPF e o número do benefício.
Carlão convida todos os aposentados para conhecer a sede da associação que fica na Praça João Catone, número 11, Centro, próximo a Praça de Esporte. As dúvidas podem ser sanadas através do telefone: 3212 – 0563, o horário de funcionamento é das 8h ás 17h.
PROJETO
Os aposentados aguardam a decisão do senado na votação de três projetos que vão beneficiar a classe. O primeiro aborda o fim do fator previdenciário, que atualmente gera a perda de 30% a 40% no valor total do salário.
O segundo propõe a recuperação de todas as perdas que possam ter acontecido ao benefício. Propiciando aos assegurados que eles voltem a receber como salário o valor estipulado no dia da concessão.
O terceiro determina que benefícios provisórios, e todos os outros sejam reajustados anualmente pelo mesmo e único índice.
Todos os anos uma assembléia é realizada com os associados e diretores da AAPNORTE, para discutir as ações e medidas que podem ser desenvolvidas. Geralmente a reunião acontece no dia 24 de janeiro, data onde é comemorado o dia do aposentado.