CIDADE

Após portaria, empresas de vistoria registram aumento na produção de laudos

Em 2023, o Detran de Minas Gerais emitiu a Portaria 1446/2023, que autoriza que empresas credenciadas realizem o serviço de vistoria veicular

Leonardo Queiroz
Publicado em 11/03/2024 às 14:22.
 (Divulgação)

(Divulgação)

Dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Usados (Fenauto) apontam que 2023 atingiu a segunda maior marca já registrada na venda de carros usados, com um total de 14.448.434 milhões de veículos vendidos no país.

A crescente demanda por carros usados também aumenta a necessidade de vistorias automotivas de qualidade, seja para verificar os itens do carro, como originalidade de chassi e motor, quanto para realizar a vistoria de transferência exigida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

A vistoria automotiva ainda desempenha um papel significativo na redução de fraudes, contribuindo para a retirada do mercado de carros vendidos de forma ilegal, incluindo aqueles provenientes de roubo ou furto.

No final de 2023, o Detran de Minas Gerais liberou a Portaria 1446/2023, que permite a realização do serviço de vistoria veicular por empresas credenciadas. A decisão beneficia a população com a ampliação da oferta e melhoria da qualidade do serviço, mas também oferece oportunidade para empreendedores que desejam investir em bons negócios, como uma franquia de vistoria veicular, com uma ampla demanda no mercado.

Beto Reis, sócio-diretor de uma empresa de vistoria veicular, comenta que, sem dúvida, houve um aquecimento no mercado de vistorias veiculares e a geração de muitas oportunidades.  “Nós já sentimentos um impacto em nossas unidades, registrando aumento de 900% na produção de laudos desde a implementação da medida”, diz.

Ainda de acordo com o sócio-diretor, a rede tem a estimativa de aumentar sua participação no Estado como reflexo desta nova realidade. “Hoje são 15 operações, mas a expectativa da rede é abrir, só em 2024, mais 30 lojas no Estado. Apenas em 2023, MG comercializou 1,8 milhão de carros usados. Esse número representa um aumento de 10,9% comparado ao ano anterior, de acordo com a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto). A decisão da Portaria beneficia a população com a ampliação da oferta e melhoria da qualidade do serviço na produção de laudos. Do ponto de vista de negócios, abrem-se oportunidades para novos negócios e com isso abertura de mercado e geração de empregos para a população local” conta.

Ele ainda explica que a tendência para o mercado atual aponta para uma maior procura por vistorias nos próximos meses e um maior investimento em franquias do setor automotivo, especialmente no ramo de vistorias veiculares. “A crescente demanda por carros usados, conforme indicado pelos dados da Fenauto, sugere um aumento na necessidade de vistorias veiculares de qualidade, tanto para fins de verificação de itens do carro como para a realização da vistoria de transferência exigida pelo Detran. O crescimento projetado de 12% nas vendas de carros novos, seminovos e usados, conforme dados da Fenabrave, também implica em um aumento na demanda por serviços relacionados ao setor automotivo, incluindo vistorias veiculares”, completa.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por