
No último final de semana, uma mensagem que circulou as redes sociais preocupou pais e estudantes. No conteúdo, ameaças de ataques criminosos a escolas de vários estados, entre eles, Minas Gerais, com indicação de 35 municípios que estariam na mira. Montes Claros, no Norte do Estado, aparece na “lista do massacre” com o número sete na frente que, supostamente, seria o número de educandários alvo.
A mensagem, que cita a data 10 ou 20 de abril como dia escolhido para o ataque, provocou insegurança entre pais de alunos que optaram por não mandar os filhos à escola.
“Decidi que hoje a minha filha não iria à escola; ninguém sabe se é verdade ou não, mas prefiro me precaver. Estamos assustadas”, disse engenheira B.L., cuja filha de cinco anos é aluna de uma escola particular em MOC. Ela recebeu um print das mensagens em um grupo de aplicativo que reúne as mães de alunos da escola. Para B., a prevenção deve partir principalmente do estabelecimento de ensino.
“Inclusive mandei pra coordenadora ontem. Pagamos uma mensalidade bem alta, praticamente o equivalente a mensalidade de faculdade e segurança tem que ser garantia da escola. Ela nos respondeu que mudanças foram feitas e serão realizadas. Agora estou cobrando para acompanhar essas mudanças, saber quais são e em qual prazo elas vão acontecer”, explicou a mãe.
De acordo com o secretário de Defesa Social, Anderson Chaves, nesta segunda-feira a Guarda Municipal (GM) iniciou ronda ostensiva nas escolas municipais para proporcionar tranquilidade aos pais, alunos e servidores. O Procedimento Operacional Padrão n°02/2023 foi elaborado com a finalidade de pautar normas e procedimentos adotados pela GM nas escolas da rede municipal de ensino.
“Nesta etapa, 20 escolas vão receber atenção especial da Guarda Municipal, outras escolas serão fiscalizadas pela Polícia Militar. O serviço de inteligência da Polícia Civil está atento a qualquer situação que represente risco aos educandários do município”, disse o secretário, lembrando que recentemente, um estudante da cidade teve uma atitude similar e na ocasião as forças de segurança atuaram juntas para chegar ao autor, que teria feito uma “ brincadeira”. Ele foi identificado e levado à delegacia, bem como os pais, que foram alertados sobre a situação.
ESTADO
O governo do Estado lançou hoje a Operação “Escola Segura” por meio da Polícia Militar. Mais 170 novas viaturas serão integradas a frota da patrulha escolar para atuar na prevenção e orientação nos estabelecimentos de ensino em toda Minas Gerais. De acordo com a Polícia Militar do Estado, a patrulha escolar já era uma rotina e o que vem como incremento este ano é um foco ativo com fortalecimento da rede de proteção. Sobre as mensagens que circularam na internet neste final de semana, a polícia informou que pelo que foi apurado até o momento trata-se de fake news e as ameaças não tem lastro. A PM alerta ainda que a população deve ficar atenta para não consumir as ameaças como verdade absoluta, entretanto, qualquer indício ou suspeita deverá ser comunicado as autoridades para as devidas providências.