O Aeroporto de Montes Claros, único do Norte de Minas, passou a ser comandado desde o dia 16 de novembro pela AENA Brasil, empresa espanhola, que ganhou a licitação para explorar os serviços oferecidos no terminal aeroviário e em contrapartida promover melhorias na infraestrutura do local. A empresa que já comanda mais dois aeroportos em Minas Gerais: Uberlândia e Uberaba anunciou em coletiva de imprensa que as obras terão início no segundo semestre de 2024 com prazo até junho de 2026 para finalizar e cumprir o contrato de concessão.
O diretor presidente da AENA Brasil, Santiago Yus garantiu durante a coletiva que empresa fará uma transferência operacional segura e transparente para os clientes, companhias aéreas e passageiros “Já estamos trabalhando todo o apoio com as engenharias que também nos acompanham nesse caminho. Estaremos iniciando a obra pesada, que vai fazer uma transformação de todos os subsistemas aeroportuário”, conta.
Segurança
Em relação à segurança aeroportuária o presidente garantiu que haverá uma maior segurança para os passageiros “A aviação não existe sem segurança. A segurança tanto nas operações, quanto a segurança nas instalações, nas pessoas, e também a segurança e saúde no trabalho. Então, para nós, trazer novas tecnologias, nova experiência para o passageiro e novo misto comercial. O aeroporto de Montes Claros é o principal da região do Norte de Minas, então, haverá uma melhoria para os passageiros e também para a população aqui do norte de Minas e sul da Bahia”, completa.
Dentro da ampliação anunciada está a construção de áreas de escape nas cabeceiras da pista, a construção de nova pista de rolagem, um novo pátio para aviação, um novo terminal de passageiros que vai ampliar o tamanho atual do aeroporto e também novas esteiras de bagagem e adequações. Tudo dentro das normas mais atuais de segurança e tecnologia.
Nova Gestão
O diretor do aeroporto de Montes Claros, Fabiano Antunes Moreira explica que é uma nova gestão, um novo tempo para o aeroporto de Montes Claros “Hoje se inicia uma nova gestão pela AENA, o maior operador de aeroporto do mundo de passageiros. Nós estamos aqui para poder fazer uma gestão com muita responsabilidade, através dos investimentos sempre visando o conforto dos passageiros e segurança das operações”, diz.
AENA
A AENA é o maior empresa aeroportuária do mundo e atualmente administra 17 aeroportos no Brasil, o que representa 20% da malha do Brasil. Juntos os 17 terminais os recebem aproximadamente 40 milhões de passageiros.