Ontem, segunda-feira, aconteceu, no hall da Prefeitura, a solenidade de abertura da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. Com o tema “Responsabilidade Social: Passaporte para a Inclusão”, o evento é realizado pela Prefeitura, por meio Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através da Coordenadoria de Apoio e Assistência à Pessoa Deficiente (CAAD). Tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a importância das iniciativas de inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência.
A coordenadora da CAAD, Elizabeth Amaral, ressaltou a importância do envolvimento da sociedade. “Sem a participação da sociedade, estaremos em retrocesso humanitário”, afirmou a respeito da efetivação da Lei Orgânica de Assistência Social (Loas) e da participação de várias entidades, na realização do evento.
Estima-se que cerca de 40 mil pessoas sejam portadoras de algum tipo de deficiência física, apenas no município de Montes Claros. Desta forma, a Semana da Pessoa com Deficiência visa despertar a consciência da sociedade que não vê, ou não respeita, os direitos daquele que é diferente, segundo o discurso do prefeito Luiz Tadeu Leite. “É uma semana para motivar e defender os direitos e denunciar toda forma de preconceito”, declarou o prefeito.
Além da solenidade de abertura, nesta segunda-feira, também aconteceu uma missa na Igreja São Sebastião. Nesta terça-feira, 25, uma passeata de sensibilização, com concentração na Praça da Matriz, às 8h30 marca o evento, enquanto que, às 19 horas, haverá uma homenagem ao trabalho voluntário, na Câmara Municipal. Quarta-feira, 26, ocorrerá uma reunião na Câmara, para discussão do decreto 5.296, que obriga a adaptação dos ônibus coletivos, até 2014, para as necessidades dos deficientes, e uma exposição no Montes Claros Shopping. No encerramento, sexta-feira, 28, acontece uma celebração em ação de graças, na 5ª Igreja Presbiteriana. (Fonte: Ascom)