Logotipo O Norte
Sexta-Feira,29 de Agosto

13 mil CNHs ameaçadas

Esse é o número de processos que o Detran tem nas mãos referentes a motoristas infratores norte-mineiros que poderão perder a carteira de habilitação

Manoel Freitas
O Norte - Montes Claros
Publicado em 31/10/2018 às 12:39.Atualizado em 28/10/2021 às 01:32.

Cerca de 13 mil motoristas norte-mineiros podem ficar sem a carteira de habilitação (CNH) por descumprirem a legislação. Esse é o número de processos que serão julgados pela Comissão Processante do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) de 12 municípios que integram a área de atuação da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran).

O dado foi divulgado pelo delegado titular da divisão, Danilo Santos Ferraz, também presidente da Comissão Processante, que participou da palestra de abertura do segundo dia do 1º Congresso Norte Mineiro de Segurança Pública: a segurança pública que queremos!”, realizado pela Funorte.

Durante o painel “Condutor infrator e a segurança no trânsito”, o delegado mostrou que os motoristas estão longe de demonstrar consciência atrás do volante. Somente nessas 12 cidades de atuação da Ciretran, 2.300 condutores já tiveram a CNH suspensa em 18 meses. Outros 1.700 recorreram da decisão do Detran.

Embriaguez ao volante, excesso de velocidade e ultrapassagem proibida são algumas das infrações que recheiam a pontuação na carteira e levam à suspensão do documento. Atitudes que colocam em risco o condutor, passageiros e pedestres.

Apesar de todo o rigor da Lei Seca e do alto valor da multa – R$ 2.934,70 – para quem for pego dirigindo sob efeito de álcool, 600 condutores tiveram a suspensão da CNH por combinarem bebida e direção.

“Não é a infração mais praticada – que é conduzir veículo em alta velocidade –, mas a embriaguez é a mais grave, com maior índice de irresponsabilidade”, garante o delegado.

Somente em Montes Claros, o presidente da Comissão Processante do Detran disse que recebe uma média de 30 flagrantes de embriaguez por mês. Danilo Ferraz alerta para esses números e diz que a situação é preocupante.

“Outras 1.900 carteiras de habilitação foram retidas no mesmo período pela Polícia Militar em função de outras irregularidades, especialmente por dirigirem com CNH de categoria diferente, o que ocasiona a suspensão da habilitação e dá origem a uma ação criminal”.
 
MOTOCICLISTAS
Segundo o tenente Marcos Vinícius Pereira de Jesus, comandante do Pelotão de Trânsito do 10º Batalhão de Polícia Militar, participante do congresso, os motociclistas também são campeões de imprudências e estão na mira das autoridades.

O uso de celular enquanto pilotam é cada vez mais comum, disse o militar. “Eles fazem até selfie”, afirmou. Além da punição, Marcos Vinícius ressalta que a PM “aposta na educação para mudar a postura dos condutores”. A mudança de comportamento é fundamental, pois 80% dos atendimentos do Samu na região são decorrentes de acidentes envolvendo motociclistas.

A saída, segundo o tenente, é realizar campanhas educativas e blitze constantes, que coíbam as infrações.

O delegado Danilo Ferraz ressaltou a importância da palestra para estudantes, de forma a divulgar o trabalho do Ciretran e ainda para orientá-los a dar mais atenção à matéria trânsito.

O 1º Congresso Norte Mineiro de Segurança Pública termina nesta quinta (01), com palestras durante todo o dia, abordando temas como Enfrentamento a ataques a agências bancárias. Veja programação completa em onorte.net

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por