Ao presidir a aula inaugural do curso de mestrado em Ciências Agrárias (produção vegetal do semi-árido, segunda-feira, 20, no Centro Cultural Marly Sarney, de Janaúba, o reitor da Unimontes, Paulo César Almeida, disse que o início das atividades do curso não representa apenas a inauguração de uma nova fase no campus de Janaúba, possibilitando o incremento da investigação científica e a consolidação de um núcleo de excelência nessa área do conhecimento, mas um novo ciclo na história da universidade. Foi ministrada, também, a aula inaugural dos cursos de graduação em Agronomia e Zootecnia oferecidos naquele campus.
- O sonho de muitos foi transformado em realidade. O esforço, a competência e até mesmo o idealismo do corpo docente vinculado ao departamento de Ciências Agrárias, se evidencia, também, pelo efetivo apoio dos servidores técnico-administrativos e a participação dos acadêmicos, fatores indispensáveis à viabilização deste curso de mestrado - disse o reitor.
Este é o segundo mestrado próprio implantado na Unimontes. O primeiro foi o de Desenvolvimento Social, que funciona desde 2003 e, nos próximos dias, estará sendo promovida a aula inaugural do terceiro mestrado próprio, o de Ciências Biológicas, a ser oferecido no campus de Janaúba.
RECOMENDAÇÃO DO CAPES
O mestrado em Ciências Agrárias recebeu recomendação da Capes/Ministério da Educação e, com isso, a Unimontes foi oficialmente inserida no sistema nacional de pós-graduação stricto sensu. Os demais cursos próprios de mestrado estão sendo avaliados.
- A Unimontes é o maior instrumento de desenvolvimento do Norte de Minas e tem contribuído decisivamente para o progresso de Janaúba - disse o prefeito Ivonei Abade Brito.
Após a solenidade, o professor Antônio Marciano da Silva, da Universidade Federal de Lavras e consultor especial da Capes, proferiu palestra abordando o tema: O ensino superior em Ciências Agrárias.
Professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos do campus de Janaúba aproveitaram a solenidade para prestar homenagem ao reitor da Unimontes, Paulo César Almeida; à vice-reitora Tânia Maia Fialho; à diretora do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Rosina Rabelo Nuzzi Ribeiro e ao professor Marlon Cristian Toledo Pereira, ex-chefe do departamento de Ciências Agrárias.
PRESENÇAS
Compareceram, também, à aula inaugural do mestrado em Ciências Agrárias e dos cursos de Agronomia e Zootecnia: a vice-reitora, professora Tânia Marta Maia Fialho; os professores Maria Ivete Soares de Almeida, Mário Rodrigues de Melo Filho, Geraldo Antônio dos Reis e Wilson Atair Ramos, respectivamente pró-reitores de Ensino, Pesquisa, Extensão e de Planejamento, Gestão e Finanças; o diretor de Documentação e Informações, economista Giulliano Vieira Mota; o diretor de Desenvolvimento de Recursos Humanos, professor Reinaldo Marcos Batista Teixeira; a diretora do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, professora Rosina Rabelo Nuzzi Ribeiro; a chefe de gabinete da Reitoria, professora Denise de Oliveira Lima; o coordenador de pós-graduação, professor Roney Versiani Sindeaux; o chefe do departamento de Ciências Exatas, professor Rômulo Barbosa Veloso; o chefe do departamento de Ciência da Computação, professor Guilherme Barbosa Vilela; o coordenador do colegiado de coordenação didática do curso de Matemática, professor Ronaldo Dias Ferreira; a coordenadora do colegiado de coordenação didática do curso de Sistemas de Informaçao, professora Christine Martins de Matos; o chefe internino do departamento de Ciências Agrárias, professor Carlos Eduardo Corsato; o coordenador do colegiado de coordenação didática do curso de Agronomia, professor José Augusto Santos Neto; o coordenador do colegiado de coordenação didática do curso de Zootecnia, professor Marcos Koiti Kondo; o professor José Expedito de Freitas, assessor especial de informática da Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Finanças, além de professores, acadêmicos, servidores técnico-administrativos vinculados ao Campus de Janaúba, especialmente ao departamento de Ciências Agrárias, e outros convidados. Esteve presente, ainda, o ex~diretor do Núcleo de Ciências Agrárias da UFMG, professor Gualter Pereira de Oliveira.