
O programa de educação ambiental e coleta seletiva Outro Norte comemora as ações realizadas em 2022, quando recolheu mais de 50 toneladas de embalagens recolhidas em 25 municípios, num total de 70 escolas, alcançando 27.762 alunos e, indiretamente, uma população de mais de 350 mil pessoas.
Também foram plantadas mais de 25.000 mudas pelas mãos das crianças envolvidas no programa.
Os números são consequência de uma parceria da Codanorte com 62 municípios norte mineiros e foram apresentaram na última semana.
Durante o evento, realizado no auditório do Crea de Montes Claros, Pedro Bicalho, coordenador do programa, agradeceu a confiança dada e parabenizou os envolvidos na execução das atividades em cada uma das cidades. E ressaltou ter ficado surpreso com a dimensão dos resultados alcançados.
“Na atividade prática Gincana de Recicláveis, foram mais de 50 toneladas de embalagens recolhidas que tiveram a destinação ambiental adequada, o que proporcionou a economia de recursos naturais, minimização de impactos ambientais e geração de emprego e renda locais”.
Ele destacou, também, o lado ambiental.
“Na atividade Hora Verde, foi realizado o maior plantio simultâneo de mudas da história do estado de Minas, sendo plantadas mais de 25.000 mudas pelas mãos das crianças envolvidas no programa”, explicou.
Mais cidades vão participar em 2023
Enilson Francisco, secretário executivo do Codanorte, chamou a atenção para os benefícios que o programa Outro Norte tem proporcionado à gestão dos municípios consorciados.
“Vem sendo um braço direito da administração, ajudando a colocar fim em uma preocupação existente há décadas que é a destinação final adequada dos resíduos sólidos, impactando áreas como o meio ambiente, saúde e economia local e regional”.
Jaceane Mendes, Secretária de Meio Ambiente de Lontra, elogiou as atividades e relatou as experiências vividas em sua cidade, relatou que por diversas vezes se emocionou com o depoimento de alunos e com a proporção que o programa tomou no município.
Valquíria Cardoso, prefeita de Varzelândia, elogiou o envolvimento dos professores de sua cidade. Disse que este engajamento foi fundamental para o sucesso do Outro Norte no município.
PARA 2023
Foram apresentados, a prefeitos e secretários, o plano de trabalho para 2023. Na oportunidade, foi dado início à edição deste ano do programa, com a adesão de 25 municípios, dos 32 presentes na reunião.
Foi informado, ainda, que será encaminhado por e-mail todas as informações e que os municípios terão até o dia 18 de janeiro para aderirem. Caso dos municípios de Lagoa dos Patos, Ponto Chique, Ibiracatu e outros que não puderam comparecer, mas já manifestaram interesse na continuidade das atividades neste ano.