
Preparativos finais para garantir a segurança dos foliões no Norte de Minas durante a folia de Carnaval. A segunda reunião para o nivelamento das ações de gerência e execução por ocasião do Carnaval em Montes Claros, foi realizada nesta terça-feira (7), no prédio da 11ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp) em Montes Claros, e contou com a presença da Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Polícia Penal, Corpo de Bombeiros (7º BBM), prefeitura e muitos mais, além de alguns colaboradores e organizadores dos 18 blocos de carnaval.
Na ocasião foi discutido questões de segurança, limpeza, proteção e cuidados com o meio ambiente, vendas de bebidas alcoólicas, trânsito, duração dos eventos e proteção à criança e adolescentes.
Segundo o Comandante da 11º RPM, coronel Gildásio Rômulo Gonçalves,” este ano todo mundo estará nas ruas e nós teremos mais trabalho”.
Em razão disto, o que está sendo planejado por todas as organizações é que se tenha um Carnaval tranquilo, com união de esforços de todos.
“Por isso, é imprescindível que o que for acordado com os organizadores dos eventos seja cumprido, assim como a Polícia Militar vai fazer a sua parte, assim como a Guarda Municipal, a Polícia Civil e os bombeiros, todos devem fazer a sua parte para que tudo aconteça com tranquilidade e paz”, orienta o coronel.
Sobre os horários, o coronel Rômulo, avisa que o que foi determinado entre todos que concordaram com os horários sobre hora de começar e hora de terminar a festa, será cobrado pelas autoridades, se preciso for.
“Por isso é melhor que seja cumprida. Dentro do que está combinado, iremos cobrar dos organizadores para que assim ocorra, pois, estamos mandando policiais nossos até para Belo Horizonte, estamos mandando policiamento para mais 25 cidades do norte de Minas, então, estamos com a quantidade de policias limitados, e lembrando que são cinco, seis dias de festa de Carnaval, e policial tem carga horária máxima de trabalho de cada policial militar, prevista em Lei, temos que cumprir isto. Então, dentro do combinado, na hora de começar, começar para quando chegar a hora de terminar, terminar sem problemas”, avisa.
Segundo a polícia 26 municípios da região, incluindo Montes Claros, informaram que irão realizar eventos de Carnaval. Por isso, informou o coronel Gildásio Gonçalves, todo o efetivo da PMMG será empenhado no período.
EVENTOS E BLOCOS
O Carnaval em Montes Claros acontecerá nos dias 12, 17, 18, 19, 20 e 21 de fevereiro, contará com a presença de 18 blocos no total de 27 eventos.
Dois eventos têm público estimado acima de 10 mil: “Pó Pô Dendê Nu Trem’, que sai no dia 12 e “Bloquinho Sambacana”, no dia 21.
O promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, Felipe ressaltou que o órgão estará presente como ouvinte, para levar aspectos que sejam de interesse de outras promotorias, como a da infância, por questão do conselho tutelar, do trabalho infantil e da proibição de venda de bebidas alcoólicas para menores etc.
Ele ressaltou a ansiedade que a população se encontra com o retorno do Carnaval de rua após dois anos de pandemia, mas avalia que “a expectativa é que o carnaval de Montes Claros seja um sucesso”.
PROIBIÇÕES E PUNIÇ]ÕES
Em relação ao porte de armas no Carnaval, o promotor diz que em Montes Claros, tem uma legislação municipal que se aplica às casas de shows e boates.
Nestes casos, é exigido aos proprietários que eles identifiquem todos que ingressarem armados no estabelecimento, legalmente armados, para que eles não se sirvam de bebida alcoólica.
“Por isso, pode entrar, mas não pode beber”, avisa.
“Caso precisem, os organizadores devem abordar os policiais no local para que tomem atitudes sobre o assunto”, avisa o coronel Rômulo.