Controle e segurança para obter qualidade. Estas foram as palavras de ordem durante o processo de tratamento de água realizado pelo Saae-Pirapora (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). A empresa mantém um monitoramento constante da água que é captada no rio São Francisco e, após o processo de purificação, antes de ser distribuída às residências da cidade.
- No tratamento existem estágios de purificação que realizam a limpeza da água. Além disso, procuramos fazer uma monitoração para ter a certeza que o consumidor está recebendo em casa uma água pura e saudável - diz o biólogo do Saae, Patrick Cláudio Nascimento que realiza o controle de qualidade em vários pontos da cidade. O objetivo desta verificação é saber a qualidade da água que chega ao usuário.
PROCESSO DE TRATAMENTO
Para abastecer uma população de 50 mil habitantes, o Saae-Pirapora utiliza dois pontos de captação: um localizado no centro da cidade e outro no distrito industrial. A partir do recebimento da água nos tanques da ETA, ela já começa a ser verificada.
Na análise inicial são verificados os níveis de acidez, a quantidade de matérias suspensas e a alcalinidade. O processo de tratamento realizado pelo Saae-Pirapora obedece a um rígido controle de qualidade determinados pela portaria 518 do Ministério da Saúde, que estabelece os padrões de potabilidade do líquido. É adicionado flúor na água, a limpeza é feita através da remoção da turbidez com o cloreto férrico e para corrigir o Ph (nível de acidez) é utilizado o hidróxido de sódio.
Para concluir a água passa por três estágios subseqüentes de purificação, onde percorre o decantador que retém os flocos de turbidez, o filtro que retira as partículas menores e, posteriormente, a desinfecção com o cloro.
Hoje, o Saae-Pirapora atende a 100% da população com a rede abastecimento, marca obtida em 1997. Um ano antes a empresa fez o projeto de modernização da ETA-1 (Estação de Tratamento de Água, situada nas dependências da empresa) executado em 1998 com a reforma, ampliação e modernização. Na ETA-2 (situada no distrito industrial) as mudanças aconteceram em 2001, quando foi feita a interligação dela com o sistema de abastecimento de água da parte alta da cidade. Apenas no mês de Agosto do ano passado foram distribuídos 408.315 metros cúbicos de água.
VERIFICAÇÃO RESIDENCIAL
Em caso de qualquer indício de impureza na residência ou estabelecimento comercial, o usuário poderá solicitar através do 0800-283-1595 a verificação da água. Após o pedido uma equipe do Saae-Pirapora irá até o local e fazer a análise.