Logotipo O Norte
Quinta-Feira,20 de Novembro
Turismo norte-mineiro

Rotas turísticas do Norte de Minas ganham destaque na Festuris 2025

Repórter Larissa Durães
larissa.duraes@funorte.edu.br
Publicado em 08/11/2025 às 10:48.

Duas rotas turísticas do Norte de Minas — Rota do Peruaçu e Rota do Jequi ao Norte — serão apresentadas como destaques na Festuris 2025, uma das maiores feiras internacionais de turismo das Américas, que acontece de 6 a 9 de novembro, em Gramado (RS). Estruturadas pelo Sebrae Minas, em parceria com o Governo de Minas Gerais, as iniciativas buscam fortalecer o turismo de experiência e valorizar os atrativos naturais e culturais da região.

As duas rotas são fruto de um trabalho conjunto entre governanças locais e instituições parceiras, dentro do programa Check-in Turismo, do Sebrae Minas, que atua na estruturação de destinos e na qualificação de pequenos negócios turísticos.

Segundo o gerente da Regional Norte do Sebrae Minas, Jadilson Borges, o reconhecimento das rotas na Festuris representa um avanço para o turismo regional. “O Sebrae Minas sempre esteve presente nesses territórios, levando capacitações e oferecendo suporte aos empreendedores. Toda a cadeia turística, hospedagem, culinária, belezas naturais e tradições culturais, está preparada para transformar o potencial local em produtos turísticos, gerando renda e emprego. A participação dessas rotas na Festuris vai mostrar que o Norte de Minas está pronto para receber turistas de todas as partes do mundo”, afirmou.

A Rota do Peruaçu está localizada no entorno do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, reconhecido como Patrimônio Mundial Natural pela ONU, e abrange os municípios de Januária, Itacarambi e São João das Missões. O circuito oferece experiências gastronômicas e culturais, como a produção artesanal de farinha, beiju, biscoitos e cachaça, além de visitas ao Rio São Francisco, ao Rio Pandeiros — conhecido como o “pantanal mineiro” — e às praias fluviais de Januária.

Já a Rota do Jequi ao Norte, inserida na Cordilheira do Espinhaço, integra municípios do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha, como Bocaiuva, Itacambira, Turmalina, Botumirim e Grão Mogol. O roteiro tem foco no trekking, com trilhas, cachoeiras, poços naturais e estradas off-road que proporcionam imersão nas paisagens do Cerrado. A rota também inclui ecoturismo, cicloturismo e turismo de aventura, além de vivências culturais como o artesanato regional, o presépio a céu aberto de Grão Mogol, degustação de vinhos e observação de aves.

A empresária Késsia Dourada, que atua no ramo de hotelaria e restaurante na região do Peruaçu, integra o grupo de sete representantes que participam da feira em Gramado. Para ela, a presença na Festuris é uma oportunidade de impulsionar o turismo e a economia local. “Isso impulsiona. Tanto é que hoje eu estou aqui em Gramado, com um grupo de sete pessoas representando essa rota. A gente vai estar vendendo o Peruaçu pro mundo aqui”, destacou.

Késsia reforça a importância do evento como vitrine internacional. “É evolução, é desenvolvimento mesmo, é impulsionar para que, de fato, as pessoas comecem a cada vez mais conhecer esse destino Peruaçu”, afirmou.

Apesar do entusiasmo, a empresária observa que o nome Peruaçu ainda é pouco conhecido fora de Minas. “No momento aqui em Gramado ninguém conhece, é uma expectativa. As pessoas têm curiosidade de querer conhecer, mas o Peruaçu ainda é pouco conhecido”, contou.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por