emater 74 anos

Regional de MOC, a maior do Norte de Minas, atende 24 mil agricultores

Alexandre Fonseca*
Publicado em 07/12/2022 às 23:16.
Governador Romeu Zema participou da cerimônia em comemoração aos 74 anos da Emater. (Agência Minas)
Governador Romeu Zema participou da cerimônia em comemoração aos 74 anos da Emater. (Agência Minas)

Fundada em 1948, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) completou na terça (6), no Dia Nacional do Extensionista Rural, 74 anos de atuação e contribuição na vida do homem do campo mineiro.  

O governador Romeu Zema participou da cerimônia realizada em Belo Horizonte.

Referência em Minas e no Brasil no desenvolvimento e capacitação de mais de 350 mil produtores rurais mineiros, a Emater regional de Montes Claros, a maior do Norte de Minas, atende 23 municípios totalizando 24 mil agricultores. 

De acordo com o gerente regional de MOC, José Arcanjo Marques Pereira, a empresa vai além da assistência técnica especializada; ela também participa da organização social do Norte de Minas. 

“Enquanto empresa pública de assistência técnica e extensão rural, ela é responsável por programas e projetos que fortalecem a agricultura familiar. Ela auxilia as instituições do governo que fazem acontecer esse tipo de agricultura, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e também o Programa do Artesanato Brasileiro (Pab). Além disso, cabe a Emater assegurar a produção de alimentos e o abastecimento local e regional, bem como a produção sustentável e a conservação da água e do solo” diz o gerente. 

Na cerimônia realizada na capital mineira, o presidente da Emater, Otávio Martins, ressaltou que a estatal vive seu melhor momento, com investimento em melhorias.  

“Minas é o berço da extensão rural no Brasil e temos orgulho de fazer parte disso. Chegar aos 74 anos de idade não é para qualquer empresa. E, apesar da idade, posso afirmar que a Emater está em seu melhor momento, transformando vidas nos campos de Minas, agregando valor a quem produz e gera emprego e renda no nosso estado”, disse.

“É uma honra prestar esse serviço que busca viabilizar e estender o conhecimento para o homem do campo; principalmente, o conhecimento produzido e pesquisado nas universidades. Agradecemos ao produtor rural e a sociedade pela confiança. A Emater está se modernizando e esperamos que venham mais 74 anos pela frente, com novas tecnologias e oportunidades para o produtor rural”, completa José Arcanjo.
 
DESTAQUE NACIONAL
A Emater e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), vinculadas à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), estão entre as cinco melhores empresas do setor do Brasil. 

O anúncio aconteceu durante a premiação Melhores do Agronegócio, realizada pela Revista Globo Rural, no último dia 30. Na categoria Serviços Agropecuários, elas conquistaram segunda e quarta colocação, respectivamente.

A premiação avalia empresas de diversas áreas do segmento com base nos resultados financeiros do ano anterior, como receita líquida, endividamento, liquidez e margem – que equivalem a 70% da pontuação -, e indicadores de responsabilidade socioambiental, que têm peso de 30% na nota final. A metodologia é desenvolvida pela Serasa Experian.

*Com informações da Agência Minas

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por