Projeto “Gestores em Rede”, da categoria Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo, oferece transporte gratuito em Pirapora (divulgação/Prefeitura de Pirapora)
O Norte de Minas conta com sete projetos finalistas no XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE), dentre os mais de 300 projetos inscritos, provenientes de aproximadamente 250 municípios do estado, distribuídos em dez categorias. Entre os finalistas norte-mineiros, destacam-se Pirapora, Jaíba, Janaúba, Lontra e Taiobeiras, que foram selecionadas com seus respectivos projetos.
Os vencedores nacionais serão selecionados entre os vencedores de cada categoria — “Essa transformação passa pelo desenvolvimento do território e dos pequenos negócios, que contribuem de forma significativa para a melhoria das condições de vida da população. Por isso, o Prêmio é importante para disseminar as boas práticas das gestões públicas municipais de estímulo ao empreendedorismo”, destaca Marcelo Souza e Silva, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas.
Hélio Mendonça Júnior, secretário municipal de desenvolvimento econômico, agricultura, emprego e renda de Pirapora, destaca a importância dos dois projetos selecionados da cidade na premiação — “Os projetos selecionados são o projeto ‘Compras Governamentais: Indutora de Desenvolvimento Local’ que busca reter riquezas no município, transformando empreendedores locais em fornecedores potenciais e promovendo o desenvolvimento sustentável. A iniciativa elevou a obrigatoriedade de compras da agricultura familiar de 30% para 64% no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e implementou o cartão-feira, beneficiando mil famílias com um auxílio mensal de 100 reais para compras na agricultura familiar”, explica o secretário.
O projeto “Gestores em Rede para a Prosperidade Coletiva”, da categoria: Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo, segundo Hélio, focou na melhoria do ambiente de negócios da cidade, visando atrair novas empresas e fortalecer as existentes. “Uma das ações incluiu a assinatura de um decreto de liberdade econômica para desburocratizar a entrada de novas empresas. Outras iniciativas incluíram a gratuidade de ônibus para incentivar o fluxo de pessoas em áreas comerciais e programas para impulsionar o comércio local”.
O município de Janaúba se tornou finalista na categoria Sala Mineira do Empreendedor com o projeto “Janaúba Terra da Prosperidade”. “É uma honra para nós da gestão pública esse reconhecimento das políticas públicas que estamos promovendo em Janaúba, sobretudo das ações municipais que fortalecem o empreendedorismo e o desenvolvimento local através de apoio às micro e pequenas empresas gorutubanas possibilitando a geração de empregos e melhoria na economia da cidade”, diz o prefeito José Aparecido Mendes Santos (MDB).
TRANSMISSÃO
No total, 24 municípios competem com 30 projetos para promover um ambiente favorável aos empreendedores. Os vencedores estaduais serão revelados em 17 de abril de 2024, na sede do Sebrae Minas, com transmissão ao vivo pelo Youtube.