Minas do Norte

Projeto Rondon alcança a região Norte do Estado

Márcia Vieira*
Publicado em 15/01/2024 às 21:23.
Victor Michel durante sua participação no Projeto Rondon ‘Operação Catopê” em 2014 (Arquivo Pessoal)

Victor Michel durante sua participação no Projeto Rondon ‘Operação Catopê” em 2014 (Arquivo Pessoal)

Na última semana, foi lançada em Montes Claros a ‘Operação Onça Cabocla’, parte do Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa em parceria com o Governo do Estado. Nesta edição, serão atendidos 12 municípios da região: Brasília de Minas, Coração de Jesus, Glaucilândia, Guaraciama, Itacambira, Japonvar, Jequitaí, Juramento, Olhos D’Água, São João da Lagoa, São João da Ponte e São João do Pacuí. As ações ocorrerão até o próximo dia 27 de janeiro, envolvendo equipes de professores e alunos de 15 instituições de ensino superior mineiras, além de duas instituições de São Paulo. Em Montes Claros, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) é parceira do projeto.

As iniciativas do projeto têm como foco trabalhar o desenvolvimento sustentável e melhorar a qualidade de vida da população. Em 2024, são 252 participantes, entre alunos e professores. Durante duas semanas, cada município receberá dois grupos, com dez integrantes cada, sendo dois professores e oito alunos por universidade, que ministrarão oficinas práticas nas áreas de Cultura, Direitos Humanos, Justiça, Educação, Saúde, Comunicação, Tecnologia, Produção, Meio Ambiente e Trabalho.

Para o secretário de Estado da Educação, Igor Alvarenga, os participantes serão protagonistas da ação e por meio delas terão a responsabilidade de mudar a realidade social dos municípios beneficiados. “O Governo do Estado de Minas Gerais está de portas abertas para atender e apoiar o Projeto Rondon em qualquer necessidade”, afirmou o Secretário. 
 
SEMPRE RONDONISTA
O jornalista, Victor Michel Souza e Silva, participou do Projeto Rondon entre os dias 20 de julho e 4 de agosto de 2014. Natural de Janaúba, Victor cursava o sexto período de Jornalismo na Funorte e foi um dos escolhidos para integrar o grupo. “Fomos recrutados por meio de um convite que a Funorte recebeu, e foram escolhidos os melhores alunos para participar do projeto”, conta. 

Hoje, atuando como media social no Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, em Brasília/DF, ele revela que a participação no Rondon contribuiu na profissão. “Minha paixão pela fotografia tem um pezinho no Rondon. Só reforçou ainda mais meu carinho pela arte de registrar momentos”, diz o jornalista que tem memórias positivas da época e destaca sua emoção ao vivenciar a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento dos municípios.

“Cada momento foi uma jornada de aprendizado, troca de experiências e, acima de tudo, o prazer de fazer a diferença nas comunidades. Participar do Projeto Rondon na ‘Operação Catopê’ foi a mega experiência da minha vida! Marcou não apenas um período no calendário, mas a transformação de perspectivas e o fortalecimento do espírito de voluntariado”, diz o jornalista que encerra com o bordão do projeto: “Uma vez Rondonista, para sempre Rondonista”! 

*Com Agência Minas

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por