MINAS DO NORTE

Programa Financinhas ampliado

Em sua 3ª edição, o projeto vai ser realizado em escolas de 11 municípios do norte de Minas

*
05/06/2024 às 20:01.
Atualizado em 05/06/2024 às 20:11
Em 2023, o programa capacitou 84 professores e atendeu 968 crianças (ARQUIVO PESSOAL ALUNOS)

Em 2023, o programa capacitou 84 professores e atendeu 968 crianças (ARQUIVO PESSOAL ALUNOS)

Lançado em 2021, o Programa Financinhas nas Escolas, que é uma iniciativa gratuita de educação financeira para crianças entre 6 a 10 anos do Ensino Fundamental I entra em sua 3 edição e será realizada em 11 municípios da região a partir do mês de Julho deste ano. 

O programa visa apoiar professores, facilitando o diálogo sobre finanças com o público infantil em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que trata da educação financeira como tema transversal. Para isso, o conteúdo é apresentado em linguagem lúdica e acessível ao repertório da infância, abordando temas como sonhos, necessidades e desejos relacionados ao contexto financeiro.

Em 2023, cinco municípios da região foram contemplados com as atividades do programa: Brasília de Minas, Buenópolis, Coração de Jesus, Lagoa dos Patos e Mirabela. Ao todo, foram doados 300 livros; 84 professores capacitados e 968 crianças atendidas. Este ano, além dos cinco municípios da última edição, o programa será estendido para Augusto de Lima, Bocaiuva, Corinto, Francisco Sá, Juramento e Itacambira.

Vander Antônio Viveiros, gestor da Escola Municipal Professora Maria das Dores Pires Cafaggi, no município de Buenópolis, que recebeu o projeto Financinhas no ano passado, conta que está sendo muito bom e que foi grande o envolvimento das crianças e professores “No ano passado colocamos umas barracas de vendas de produtos onde os alunos utilizaram notas sem valor com divisão das equipes, onde cada um pode tanto vender quanto falar da importância do produto. Também puderam emprestar e aplicar o dinheiro com outro colega”, comenta o gestor.

“Nós percebemos que foi um trabalho que teve um efeito muito bom e em reunião com os pais divulgamos a relação do efeito do ‘Financinhas’ na questão de comprar, economizar, olhar o que é preço melhor, o que está bom, qual a preferência do consumidor. Então a gente entende que contribuiu muito. Outro ponto foi a questão de valorizar o dinheiro, porque às vezes a criança em casa não percebe essa questão de valor, de compra, então tudo isso contribuiu. Foi muito positivo e nós estamos aguardando a edição deste ano.”, completa o gestor.

Igor Andrade, coordenador do projeto no Sicoob Credinor, destaca a importância da continuidade e expansão do programa. “Nosso objetivo é integrar o programa ao cronograma escolar anual, garantindo que as ações realizadas em 2024 sejam mantidas e ampliadas em 2025. Além dos municípios já atendidos, teremos o prazer de incluir mais seis cidades na nossa grade de atuação, permitindo que mais crianças tenham acesso a essa valiosa educação financeira”, relata.

De acordo com Igor, as escolas escolhidas estão onde existe o Sicoob Credinor e “Em um segundo momento, nas cidades próximas a Montes Claros, porque concentrarmos tudo em Montes Claros. Após contato com a Secretaria de Educação são indicadas as escolas mais adequadas a receber o programa. A aceitação tem sido incrível, tanto de alunos quanto de professores, com momentos de interação e preparação desses alunos para um consumos mais consciente no futuro”.

Os materiais didáticos incluem a Coleção Financinhas, que apresenta conceitos de educação financeira de forma acessível e divertida para as crianças. Com versões em português, inglês e espanhol, os livros são instrumentos fundamentais para a formação de gerações bem informadas e aptas a tomar decisões financeiras responsáveis. Todos estão disponíveis para download, de forma gratuita, no site do Instituto Sicoob.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por