Produtor reduz área de plantio, e seca destrói 70% do milho

Jornal O Norte
Publicado em 02/02/2006 às 11:49.Atualizado em 15/11/2021 às 08:29.

Benjamim Oliveira Júnior


Correspondente



JANAÚBA  – Em pleno período considerado chuvoso, a microrregião da Serra Geral de Minas sofre com a estiagem. Não chove regularmente na região há mais de um mês e isto já provoca perdas consideráveis na agricultura. A cultura de milho é uma das mais afetadas na região de Janaúba. O mesmo acontece com os plantios de feijão, arroz e sorgo, conforme levantamentos da Emater-MG - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais.



O atraso no período chuvoso, previsto para outubro e somente vingou em meados de novembro, e com a baixa precipitação inicial, os produtores rurais desanimaram e destinaram pouca área para o cultivo. De acordo com o Irisvan Aparecido dos Santos, técnico agrícola da Emater de Janaúba, faltou tempo para o produtor preparar o solo devido a pouca concentração de chuva. Resultado disso foi a redução na área de plantio.



Dos 2,8 mil hectares de milho previsto, apenas 1.500 foram plantados. Nessa cultura a perda é de 70% face à seca que assola a região. Houve redução de 36% na área de plantio de sorgo forrageiro. A expectativa da Emater era o cultivo de 3 mil hectares do complemento alimentar para o bovino, no entanto, em Janaúba os produtores destinaram 1.900 hectares para essa lavoura que acumula perda de 60% devido a falta de chuva. (BOJ)

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por