MINAS DO NORTE

PRF realiza operação durante feriado prolongado

Operação Independência 2023 tem o objetivo de coibir os acidentes nas estradas mineiras

Larissa Durães
Publicado em 06/09/2023 às 19:00.
Antes de pegar a estrada, motoristas devem verificar as condições do veículo (Divulgação/ 7ºBBM)

Antes de pegar a estrada, motoristas devem verificar as condições do veículo (Divulgação/ 7ºBBM)

Com foco na diminuição de acidentes e reforço do efetivo em locais estratégicos em todas as regiões de Minas, incluindo a Norte do Estado, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizará a Operação de Independência 2023; em virtude do feriado prolongado do “Sete de Setembro”. A ação será deflagrada a partir de 00h01 da próxima quinta-feira e seu término ocorrerá as 23h59 do dia 10 de setembro. 

Para o inspetor Aristides Júnior, porta-voz da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Minas Gerais, é fundamental verificar as condições dos veículos antes de pegar estrada; como realizar a manutenção do carro, se a documentação do veículo e do condutor estão em dia, servindo o alerta de que as placas 1, 2 e 3 já estão sendo exigidos os documentos do ano de 2023. “Pois, isso pode interromper a viagem caso a documentação esteja irregular”, avisa. 

O policial aconselha as pessoas a viajarem durante o dia, respeitando os limites de velocidade do trecho por onde se transita. “Porque vamos estar utilizando radares para fazer este controle”. Aconselha também realizar as ultrapassagens somente em locais permitidos e com segurança. “Ou seja, aquela máxima, na dúvida não ultrapasse, vale muito. Se o condutor não estiver seguro para fazer a manobra, não realize. Se a viagem for longa, evitar refeições pesadas para não ter sono durante o trajeto e nunca viaje embriagado ao volante”, destaca.
 
OUTRAS RECOMENDAÇÕES 
É fundamental verificar a presença e o funcionamento de todos os equipamentos obrigatórios. Todos os ocupantes do veículo devem portar documento de identificação, inclusive crianças e adolescentes, obedeça às placas de sinalização. Mantenha uma distância segura do veículo que vai à frente, a fim de se evitar colisões traseiras. Caso ocorra chuva durante sua viagem, acione os limpadores de para-brisa e diminua a velocidade e aumente a distância em relação ao veículo que segue a sua frente.
 
EM CASO DE ACIDENTE
“O mais importante é saber pedir o socorro, acionar o serviço do socorro, seja 193 dos bombeiros, 192 do SAMU ou chamar a emergência policial que é o 190”, orienta o tenente Kollek do 7º Batalhão de Bombeiros Militar de Montes Claros (7º BBM) caso aconteça algum acidente nas estradas. Pois, segundo ele, é mais importante informar o estado e quantas vítimas são do que socorrê-las. “Porque o leigo pode causar mais danos à vítima. E chamando o socorro, com todas as informações necessárias, podemos ser mais eficazes”

Para ele, só se deve intervir em caso de incêndio. “Porque as possíveis lesões que a vítima terá, se torna um fator secundário, porque antes ter uma pessoa com lesão viva, que carbonizada”, completa o militar. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por