Benjamim Oliveira Jr.
Correspondente
PORTEIRINHA – A prefeitura de Porteirinha inaugurará em breve o CEM – Centro de especialidade médicas – para atendimento à população com especialistas em várias áreas. O anúncio é do prefeito Alonso Reis da Silva (PT) ao reafirmar que o CEM também estará disponibilizado para municípios circunvizinhos. O centro funcionará em hospital que a prefeitura arrendou de um grupo empresarial por três anos.
O prefeito ressalta que o Centro de Especialidades Médicas contará com uma clínica de fisioterapia com capacidade para atender 150 pessoas diariamente. “A meta é proporcionar a assistência de maneira ampla à população e ao mesmo tempo oferecer comodidade ao povo”, citou Alonso Reis que na próxima semana completará 15 meses na chefia do Executivo deste município.
TRANSPORTE ESCOLAR
Ao assumir a prefeitura em janeiro de 2005, Alonso Reis analisou no contexto geral a situação em que a área da educação se encontrava. De lá para cá implementou a reforma e modernização das escolas. O município é responsável por 59 escolas rurais e 3.500 alunos, além de aproximadamente 900 estudantes da rede estadual de ensino. Somente com o transporte desses quase 5 mil alunos a prefeitura gasta em torno de R$ 100 mil mensais. Os veículos, maioria ônibus, percorrem 2.350 quilômetros todos dias na condução dos estudantes.
Ciente da necessidade de oferecer o ensino com qualidade, a atual administração adotou o sistema de seleção de professores em que se priorizou os educadores com graduação especial, antevendo a LDB – Lei de Diretrizes Básicas – que vigorará a partir de 2007. Nas escolas de Porteirinha houve a melhoria da merenda, que é farta e com qualidade. No início da aula, o aluno recebe pão com leite ou suco natural. Ele recebe ainda uma refeição, no fim da aula, precedida de um outro lanche.
PEDIATRIA É INÉDITO
Com 13 PSFs – Programas de Saúde da Família – para atender a população de 38 mil habitantes, a prefeitura de Porteirinha tem investido na qualificação dos profissionais da área de saúde e na contratação de especialistas para atender os anseios do povo, até então desprovido dessa assistência. Uma pediatra atende de maneira integral para equacionar a situação crítica que perdurava por anos.
Houve ainda a contratação de especialistas em ginecologia, obstetrícia e otorrinolaringologia. O prefeito Alonso Reis relatou ainda a instalação do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial – e do programa de saúde da mulher com atendimento integral às gestantes no que diz respeito à prevenção de câncer.
CENTRO BUCAL
O contentamento do prefeito petista é quanto ao avanço na área de odontologia. Segundo ele, o Centro de Saúde Bucal atendia em média 400 pessoas por mês, até o primeiro semestre de 2005. Hoje a freqüência é de duas mil pessoas assistidas mensalmente.
O centro de saúde bucal funciona de 7 h às 19 h, com número maior de profissionais em sistema que o paciente é atendido de forma integral. “Isso visa corrigir um quadro lastimável que é o déficit. Porteirinha possui o CPOD de 7,5 enquanto que o aceitável pela OMS – Organização Mundial de Saúde – é 3,5”, lamentou o prefeito. Ele destaca que o avanço tem sido possível graças as parcerias entre a prefeitura de Porteirinha e instituições, caso da Faculdade Federal de Odontologia de Diamantina, Unimontes - Universidade Estadual de Montes Claros e UFMG – Unidade Federal de Minas Gerais.