As associações e consórcios de prefeitos da região estão em uma semana decisiva. Nesta segunda-feira (6), o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams) escolheu o novo presidente que estará à frente da entidade durante o biênio 2025–2026.
Com duas chapas registradas, a disputa foi vencida pelo prefeito Adailto Rocha, o Tampinha, prefeito de Curral de Dentro, que integrou a chapa 1 e recebeu 59 votos. Do outro lado, a chapa 2, liderada pelo prefeito de Janaúba, José Aparecido Mendes, ficou com 34 votos. Dos 101 prefeitos aptos a votar, 93 compareceram. “O próximo passo é voltar a unir o Cimams. Acabou a eleição, o Cimams é de todos. É chapa única agora. É alinhar para contribuir”, disse o presidente eleito.
José Aparecido ressaltou que imperou a democracia. “Parabenizamos ao Tampinha. Estamos saindo de uma disputa limpa, não fizemos nada para prejudicar ninguém e continuamos aqui. Mas deixamos o nosso recado. Queremos que o Cimams mude. Ele não é para vender ata, não. É uma central de projetos para preparar os nossos prefeitos e buscar recursos, especialmente os pequenos municípios”, disse o prefeito de Janaúba ao término da apuração.
Para ele, a data escolhida para a eleição teve um peso significativo no resultado, já que alguns prefeitos deixaram o cargo para os sucessores, sem estarem adimplentes com o consórcio. “Só entre esses que não puderam votar, nós tínhamos certos 18 votos. Teria até o dia 30 para as pessoas fazerem o pagamento e ficarem aptas a votar. Como fechou dia 10, muita gente não pagou ainda”, afirmou.
Nesse caso, se enquadra a prefeita eleita de Nova Porteirinha, Elbe Brandão, que não pode votar, mas esteve no local para acompanhar a eleição. “A prefeita que me antecedeu não pagou e estou impedida de votar, mesmo achando que é um erro, um equívoco, não permitir aos novos prefeitos a oportunidade de participar do processo. Mas a disputa está tranquila, sou companheira de José Aparecido e estou aqui para dar apoio a ele”, disse Elbe.
A eleição foi conduzida por três membros da Comissão Eleitoral do Cimams e dois fiscais de cada uma das chapas. Nesta terça-feira, acontece a eleição da diretoria da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) e logo em seguida, a eleição do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codanorte). As duas na sede da Amams, no bairro Ibituruna.