Recentemente, o Governo de Minas publicou o edital de licitação para a construção de uma ponte sobre o rio São Francisco, ligando os municípios de Manga e Matias Cardoso, no Norte do estado. A obra, orçada em mais de R$ 250 milhões, integra o programa “Caminhos pra Avançar”. Financiada com recursos do Acordo de Reparação de Brumadinho, a obra inclui cláusulas inéditas de segurança contratual, previstas na nova Lei de Licitações. A abertura das propostas está prevista para o dia 23 de maio.
Conforme informações do governo, a estrutura terá 1.160 metros de extensão, com passeios para pedestres, e será conectada às rodovias MG-401 e MGC-135 por uma variante de 2,9 km. A nova ligação beneficiará diretamente cidades como Jaíba, Montalvânia, Janaúba e Montes Claros, facilitando o transporte de estudantes, trabalhadores e mercadorias.
“Matias Cardoso e Manga, de lados opostos do rio São Francisco, continuam desligadas até hoje. Milhares de pessoas têm que fazer essa travessia de barco todos os dias, como faziam há 300 anos, como, por exemplo, os trabalhadores que saem de Manga para trabalhar no Projeto Jaíba”, afirmou o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões. “Com a licitação dessa obra, estamos encerrando essa fase da vida no Norte mineiro, criando conexões entre pessoas e gerando desenvolvimento para a região”.
A prefeita de Matias Cardoso, Maria de Lourdes Rodrigues da Silva Filha Cordeiro, conhecida como Pretinha de Merson, destacou o impacto positivo da obra para a população. “Acho que representa muito. Tanto na economia local quanto na facilidade de transporte para municípios como Januária, e até para a própria Manga, que nos dá suporte no hospital”, afirmou.
Com cerca de 8.800 habitantes, Matias Cardoso não possui hospital, somente um Centro de Emergência e Unidades de Saúde. “A nova ponte vai permitir um acesso mais direto à Manga, reduzindo os transtornos com travessias e caminhos alternativos”, acrescentou Pretinha.
Ela também ressaltou os benefícios para moradores de outras cidades: “Vai facilitar para o pessoal de Manga passar por Matias rumo a Janaúba e Montes Claros, onde há atendimentos mais especializados. Assim como nossos moradores, poderão acessar mais rapidamente o Pronto Atendimento em Manga, sendo a cidade mais próxima”.
O prefeito de Manga, Anastácio Guedes Saraiva, também enfatizou a relevância histórica e estratégica da ponte. “É difícil atrair indústrias ou órgãos públicos sem infraestrutura. Então, para nós, essa ponte vai ser muito boa”, declarou.
Segundo ele, o projeto já está concluído desde o ano passado, mas enfrentou atrasos. “Realmente foi o governo que demorou a licitação”, comentou. Anastácio acredita que a abertura das propostas deve ocorrer nos próximos dias e demonstrou confiança na execução da obra. “É um ‘co-sócio’, não é muito grande, mas tem condições. Com certeza, tem o apoio da Vale, que possui os recursos.”
Para o prefeito, os impactos vão além da conexão entre os dois municípios. “Essa ponte vai ligar o maior projeto da América Latina, que envolve estados como Bahia e Maranhão. É uma região que vai se desenvolver muito. A ponte é fundamental para a economia local e regional”, finalizou.
*Com informação da Agência Minas