minas do norte

Policial federal é preso

Raíssa Oliveira (Hoje em Dia)
Publicado em 18/11/2022 às 02:52.

Empresários, servidores públicos e gerente bancários são alvos de operação da Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira (17) suspeitos de crimes contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro. A ação batizada de “Operação Glyphosate” ocorre em Montes Claros. 

Segundo a PF, são cumpridos 38 mandados judiciais de sequestro de bens e valores, 35 determinações de intimação e indiciamento e 13 mandados de busca e apreensão, além de um mandado de prisão temporária e afastamento de função pública.

Conforme a instituição, as investigações começaram após a ocorrência de possíveis fraudes na liberação de financiamentos do programa de Agricultura de Baixo Carbono, a qual é custeada com recursos federais com taxa de juros subsidiada.
 
BANCO DO BRASIL 
De acordo com as apurações, foram liberados fraudulentamente, com a anuência de gerentes do Banco do Brasil, cerca de R$ 200 milhões de reais em empréstimos do programa para um grupo de empresários, profissionais liberais e servidores públicos. 

“Eles captavam valores que deveriam ser direcionados para a plantação de eucalipto e, contrariando as regras do financiamento e a vedação legal, desviavam o recurso aplicando em outros investimentos e bens, inclusive utilizando de pessoas interpostas para ocultar a origem do dinheiro”, informou a PF.

Entre os envolvidos há ainda um policial federal que atua em Montes Claros. Contra ele foi cumprida determinação judicial de prisão temporária e afastamento do exercício da função pública.

Além dos crimes contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro, é investigado também o crime de falsificação de documento e inserção de dados falsos em sistemas de informações.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por