minas do norte

Parceria leva justiça e cidadania para cidades do interior

Ação conjunta entre Servas e o Ministério Público leva serviços sociais e informações

Larissa Durães
larissa.duraes@funorte.edu.br
Publicado em 20/03/2024 às 20:11.

Nesta semana, o Serviço Social Autônomo (Servas) realiza atividades nos municípios de São João do Pacuí, São João da Lagoa e Lagoa dos Patos, localizados no Norte de Minas, em parceria com o Ministério Público Itinerante (MPI). Esta iniciativa visa proporcionar acesso à justiça e cidadania à população local. A ação inclui a oferta de informações, serviços sociais e a distribuição de kits escolares, com o objetivo de apresentar o trabalho do Servas às entidades locais e incentivar o cadastro para que possam se beneficiar dos projetos e programas oferecidos pela instituição.

“Levamos o Programa de Apoio às Entidades para promover a cidadania e para o fortalecimento da assistência social, jurídica e educacional nessas localidades, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população mineira”, destaca a presidente do SSA-Servas, Christiana Renault.

Para realizar as edições do MP Itinerante, o Servas realiza um levantamento prévio de quantas entidades do município estão cadastradas e aptas para receberem doações. Aém disso, O SSA-Servas realiza programas, projetos e ações de desenvolvimento social orientados nos pilares da inclusão social e do voluntariado. A missão da entidade é fortalecer a inclusão social no estado, em parceria com os setores público e privado, através de uma rede de entidades socioassistenciais e de voluntários. 

O prefeito de São João da Lagoa, Carlos Alberto Mota Dias, expressou otimismo quanto à redução das demandas sociais e à agilidade no acesso dos cidadãos aos serviços públicos e assistência necessária. Ele enfatizou o objetivo de simplificar o processo de regularização social e documentação, reduzindo a distância entre os residentes e os recursos disponíveis — “Com essa colaboração, certamente iremos encurtar o caminho entre o cidadão e os benefícios, documentos e ações necessárias junto aos órgãos públicos e sociais.”

O prefeito destacou, ainda, que esta é a segunda vez que a parceria ocorre, lembrando da ação realizada há dois ou três anos e ressaltando os benefícios significativos para a comunidade, como a resolução mais rápida de questões legais e judiciais. Com uma população de aproximadamente cinco mil habitantes, São João da Lagoa busca oferecer um ambiente mais acessível e eficiente para seus cidadãos, aproveitando as oportunidades proporcionadas pela parceria com o MPI.

*Com informações da Agência Minas

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por