
O Governo de Minas Gerais e a Cemig inauguraram, na última sexta-feira (4), a Usina Fotovoltaica (UFV) Advogado Eduardo Soares, em São João da Vereda, zona rural de Montes Claros. Com investimento de R$ 460 milhões e capacidade instalada de 85 MW, o empreendimento é o maior projeto de geração solar centralizada da companhia, capaz de atender cerca de 75% do consumo anual das residências do município. A cerimônia contou com a presença do vice-governador Mateus Simões.
A UFV Advogado Eduardo Soares tem capacidade para abastecer cerca de 75% do consumo anual dos clientes residenciais de Montes Claros. Instalada em uma área de 250 hectares, a usina conta com 153,6 mil painéis solares distribuídos em 2.560 estruturas móveis (trackers), que acompanham o movimento do sol para otimizar a geração. A energia produzida é convertida por 285 inversores em corrente alternada e, em seguida, injetada na rede elétrica. Montes Claros foi escolhida para sediar o projeto devido à alta incidência de radiação solar, tornando o investimento ainda mais estratégico e eficiente para a Cemig.
O vice-governador do Estado de Minas Gerais, Mateus Simões, explicou que essa é a primeira usina de grande porte depois de 20 anos da CEMIG sem investir em construção de usinas. “Uma usina aqui no município de Montes Claros gerou ISS [Imposto Sobre Serviços] durante a construção e vai gerar ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços] agora que já está pronta. É um motivo para a gente de satisfação, orgulho de saber que temos condição de continuar crescendo porque a energia de qualidade verde renovável está aqui sendo produzida na região”, diz.
“A gente fala de meio ambiente com responsabilidade, entendendo que produzir energia verde e renovável é uma forma de gerar emprego, renda e oportunidade para o Norte de Minas e que isso vai nos permitir continuar o processo de desenvolvimento e industrialização do qual Montes Claros é a nossa ponteira e o nosso orgulho como capital do Norte” acrescenta o vice-governador.
“A CEMIG ficou muito atrasada nesses investimentos e isso faz com que mesmo a venda de energia disponível não consiga ser utilizada pelas contas de consumo, nem consiga se conectar às fazendas solares formadas aqui no Norte. A gente tem 132 subestações já inauguradas desde o início do governo, mais 70 no forno para serem inauguradas até o final desse mandato. Lembrando que isso significa um crescimento de 50% da capacidade de distribuição da companhia, por conta da instalação dessas subestações”, completa o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões.
Segundo o vice-presidente de Geração e Transmissão da Cemig, Marco Soligo, a UFV Advogado Eduardo Soares demonstra o compromisso da companhia com as melhores práticas de Environmental, Social and Governance (ESG — Ambiental, Social e Governança) e com o desenvolvimento do estado. “Esse projeto reforça o papel da Cemig como destaque na transição energética no Brasil, aliando desenvolvimento econômico e sustentabilidade. A implantação da UVF Advogado Eduardo Soares está alinhada ao planejamento estratégico da companhia, fortalecendo sua atuação no segmento de energias renováveis e fomentando a economia em toda Minas Gerais. Essa usina é 100% renovável e temos aqui tecnologia e inovação, sendo a maior usina fotovoltaica da companhia”, explica.