Logotipo O Norte
Domingo,5 de Maio

Norte de Minas registra mais cinco casos da Delta em sete dias

Já são 11 registros em seis cidades da região, com uma morte em Claro dos Poções

Da Redação*
*
02/09/2021 às 22:23.
Atualizado em 05/12/2021 às 05:48

(Pedro Ricardo/SRS Montes Claros)

O Norte de Minas já registra 11 casos confirmados da variante Delta. O número cresceu 83% em uma semana e deixa toda a região em alerta. Mais do que nunca, os cuidados sanitários devem ser mantidos para evitar a contaminação pela cepa indiana, considerada mais transmissível.

O crescimento no semiárido mineiro foi maior que o estadual, que passou de 102 para 174 – variação de 70% – também em uma semana.

Segundo balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), até a última terça-feira foram registrados cinco casos em Montes Claros (sétima cidade mineira em número de casos); três em Claro dos Poções – onde foi notificada uma morte –; um em Mirabela; um em Olhos D’Água; um em Porteirinha e um em São Francisco.

Espalhadas em 59 cidades, as ocorrências da mutação já causaram cinco mortes no Estado. Os óbitos foram registrados em Rio Novo, na Zona da Mata; Uberaba, no Triângulo; Santa Luzia, na Grande BH; Arinos, no Noroeste; e Claro dos Poções, no Norte.
 
DELTA
Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), órgão de saúde dos Estados Unidos responsável pelo combate às pandemias, a Delta (B.1.617) é tão transmissível quanto a catapora.

Isso significa que a nova versão se espalha mais facilmente que o ebola, que as outras variantes do coronavírus, a gripe comum e a varíola.
 
VACINAÇÃO
Além de manter os cuidados, como distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos, é fundamental ser vacinado contra a Covid-19. O avanço na aplicação das doses no Estado é fundamental para que a população fique protegida.

Minas Gerais bateu a marca de 19.021.606 de doses aplicadas na população. Até o momento, 13,3 milhões de pessoas – ou 81,27% dos adultos – tomaram a primeira dose.

Desse grupo, 5,4 milhões receberam o reforço, o que equivale a 36% do público-alvo. Outros 478 mil tomaram doses únicas da Janssen.

Dados divulgados nesta quinta-feira pela Secretaria de Estado de Saúde mostram que 99 cidades mineiras concluíram a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid nos maiores de 18 anos. A maioria fica no interior e tem poucos habitantes.

Montes Claros caminha para essa conclusão, realizando, nesta semana, a vacinação dos jovens com 18 anos ou mais. 

Segundo a secretária de Saúde da cidade, Dulce Pimenta, ainda não é possível avançar para a imunização dos adolescentes de 12 a 17 anos nem com a terceira dose para os idosos e imunossuprimidos porque depende da entrega de doses da Pfizer pelo Ministério da Saúde.

“O Estado nos deu a previsão de começar a vacinar esse público a partir de 15 de setembro. Antes disso, só se chegar vacina”, afirma Dulce.

*Com Agência Minas

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por