Selo beneficia apenas 85
dos 188 municípios
que integram o semi-árido
Arthur Amorim
Colaboração para O Norte
Os critérios utilizados pelo Unicef que excluíram 103 municípios do Norte de Minas e vales do Jequitinhonha e Mucuri de participarem do programa Selo Unicef, realizado pela Organização das Nações Unidas, levou a Amams - Associação dos municípios da área mineira da Sudene a protestar. O presidente da entidade, Valmir Morais, explica que os 188 municípios da área mineira da Sudene apresentam as mesmas características e problemas e não se pode admitir que 85 deles sejam beneficiados com uma medida, enquanto 103 estão eliminados. Nesta quarta-feira, durante reunião a ser realizada às 14h, na sede da Amams, com o presidente do comitê gestor para a criança e o adolescente do semi-árido de Minas Gerais, João Batista de Oliveira, a entidade reivindicará novos critérios
Não é a primeira vez que organismos e entidades públicas tentam tratar de forma discriminatória alguns municípios do Norte de Minas, pois em 1993, a então Sudene determinou que apenas os municípios inseridos no semi-árido fossem atendidos com as Frentes Produtivas do Trabalho. Na época, o então presidente da Amams, Arlen Santiago, abriu campanha para reverter a situação e depois de muitas reuniões, o programa foi ampliado para todos municípios. O atual presidente da Amams, Valmir Morais de Sá, explica que abrirá a mesma campanha.
CRITÉRIO ANTERIOR
Aproveitando a presença dos presidentes em exercício, José Alencar Gomes da Silva e do governador em exercício, Antônio Augusto Anastasia, quinta-feira, em Montes Claros, a Amams pretende solicitar a interferência deles para a Unicef retornar com o critério anterior, mantendo todos 188 municípios em condições de se habilitarem ao Selo Unicef.
Na quinta-feira, às 9h, o governador em exercício, Antônio Augusto Anastasia, participará da reunião no auditório do curso de Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros, quando ocorrerá o lançamento do Selo Unicef 2008, em evento que contará com a presença da coordenadora da Unicef em São Paulo, Cenise Monte Vicente. Os secretários estaduais Custódio Mattos (Ação Social), Elbe Brandão (Desenvolvimento do Norte de Minas e Jequitinhonha) e o presidente do comitê gestor, João Batista de Oliveira, estarão no evento.