Na próxima quarta-feira (4), a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) será palco da cerimônia de entrega do selo Unicef, edição 2021–2024, a 31 municípios do Norte de Minas que participaram do programa. O Unicef, ou Fundo das Nações Unidas para a Infância, é uma organização que trabalha para promover os direitos e o bem-estar de crianças e adolescentes em todo o mundo.
A adesão consiste em manter o incentivo a políticas públicas e o implemento de ações com vistas ao desenvolvimento integral e proteção de diretos de crianças e jovens, no âmbito da educação, saúde, proteção e participação social. “Não estamos falando das cidades com os melhores indicadores, mas das cidades que mais melhoraram em relação à situação em que elas estavam em 2021. O UNICEF comemora esse avanço de cidades em regiões vulneráveis que conseguiram tirar o atraso e melhorar mais”, explica Youssouf Abdel-Jelil, representante do Unicef no Brasil.
Joilda Aquino, coordenadora das ações do Selo UNICEF nos estados de Sergipe, Bahia e Minas Gerais, ressalta que o encerramento da atual edição, iniciada em 2021, marca um momento histórico com o maior engajamento de municípios desde a criação do selo há 25 anos. “É um momento de avanço na política da criança e adolescente. Os indicadores sociais desses municípios que participam do selo melhoraram e adolescentes que tiveram um local de escuta com os coletivos dos Nucas (Núcleo de Cidadania de Adolescentes) constituídos nos municípios que fazem parte do selo têm uma mudança significativa para melhor”, pontua.
Após quatro anos engajados na iniciativa, as 31 cidades conseguiram melhorar mais do que a média nacional em diferentes áreas, com destaque para imunização e proteção.
De acordo com José Aparecido Mendes, prefeito da cidade de Janaúba, um dos municípios que será premiado, um dos fundamentos da gestão pública é a atenção e oportunidade para as crianças e os adolescentes, com a promoção da cidadania e do conhecimento. Ele atribui o resultado à equipe setorial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Políticas Públicas, juntamente com as secretarias municipais de Saúde e Educação, e ao Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) de Janaúba.
“A equipe trabalhou com seriedade, competência e compromisso no trabalho de desenvolvimento humano, cuidando bem da primeira infância e da adolescência e garantindo a proteção social às famílias vulneráveis, em especial aquelas oriundas de povos e comunidades tradicionais. As crianças e os adolescentes têm os seus direitos garantidos e isso foi comprovado com a inédita conquista do Selo UNICEF”, afirmou.