
Montes Claros sedia, de 3 a 5 de outubro, a Exposição Regional Mangalarga Marchador do Norte de Minas, reunindo criadores, animais de excelência genética e competições esportivas que prometem movimentar o público. O evento, com entrada gratuita, será realizado no Parque de Exposições João Alencar Athayde.
A programação começa nesta sexta-feira (3) com julgamentos de Marcha Batida, Marcha Picada e análise de Morfologia, conduzidos pelo árbitro Plínio Augusto Coelho Amaral. No fim de semana, as atenções se voltam para as provas esportivas, incluindo Maneabilidade, Três Tambores, Balizas e Ranch Sorting, avaliadas pela juíza Enwelhe Madureira.
O evento reunirá 89 animais e mais de 40 expositores de diferentes cidades de Minas Gerais e de outros estados, consolidando a região como um dos principais polos de criação da raça no país. Segundo Rodrigo Cunha, diretor do Núcleo Mangalarga Marchador do Norte de Minas, a exposição vai além da tradição, sendo um espaço de desenvolvimento do setor. “A Exposição Regional é um momento de confraternização, mas também de profissionalização. É quando conseguimos mostrar a qualidade genética dos animais da região e o quanto a raça contribui para o fortalecimento do agronegócio regional”, destacou.
O Mangalarga Marchador é essencial nas fazendas e desempenha papel fundamental no trabalho rural e no cenário nacional. “Ele é muito importante. Nenhuma fazenda funciona sem o Mangalarga”, afirmou Rodrigo. A genética de destaque dos animais do Norte de Minas atrai interesse nacional e internacional, além de movimentar a economia local, reunindo criadores e compradores e fortalecendo o agronegócio. “O cavalo é agro. Temos 89 animais inscritos e cerca de mil pessoas circulando por dia no parque. As exposições servem para que criadores e compradores se encontrem”, explicou.
Reconhecido como a maior raça de cavalos da América Latina, com mais de 700 mil animais registrados, o Mangalarga Marchador gera empregos, estimula o turismo e impulsiona os esportes equestres.
O empresário e criador Rafael Oliveira de Lima Souza destacou que a exposição representa um marco para o setor e uma oportunidade de avaliação do trabalho desenvolvido pelos criadores. “É um evento inédito, a primeira vez que o núcleo promove uma exposição regional em outubro. Além disso, temos a motivação de apresentar nossos animais e a qualidade do juiz indicado para julgá-los”, afirmou.
Rafael apresentará 13 animais durante o evento e vê a participação como uma forma de validar o trabalho de seleção e aprimoramento realizado ao longo dos anos.
O criador ressaltou ainda que a docilidade dos animais e a facilidade para trabalhar com o gado são qualidades que tornam o Mangalarga Marchador especial, e que prêmios agregam valor aos animais e às suas produções, como coberturas e embriões. “Estamos otimistas. Com certeza, um dos nossos animais será premiado. Nos últimos dez anos, temos nos destacado como criadores e conquistado importantes resultados. O trabalho tem sido bem feito, e nesta exposição não será diferente”, concluiu.