Paulo Brandão
Correspondente
GUARACIAMA – A prefeitura municipal, em parceria com o governo estadual e a Emater, está executando o programa Minas sem fome, que beneficia a população das comunidades rurais e áreas urbanas. Foram elaborados 20 projetos para aquisição de milho e insumos agrícolas. Até o momento foram liberadas e entregues aos agricultores do município 637 sacas da semente, beneficiando 20 comunidades e aproximadamente 127 famílias. Na mesma linha estão sendo entregues 504 sacos de feijão de 20 kg, totalizando mais de 10 toneladas do produto.
Outro beneficiado com o Minas sem fome é a escola municipal Hermeneildo Alves, na comunidade de Estiva. A comunidade escolar está incluída no projeto Pró-horta (criação de hortas familiares, escolares e comunitárias) e receberá sementes de hortaliças, adubos, regadores e enxadão, para que seja cultivada uma horta. O objetivo é reforçar a merenda dos alunos, visando melhorar a segurança alimentar e nutricional. Também se beneficiarão com o programa famílias carentes da comunidade de Boa Vista. Os coordenadores do programa são José Carlos Moreira Guedes, extensionista agropecuário da Emater de Guaraciama, e o engenheiro agrônomo Herbert de Castro.
HORAS DE TRATOR
Aliado aos programas que a Emater, em parceria com a prefeitura e a secretaria municipal de Agricultura, está sendo oferecido aos agricultores horas de trator para gradear as terras para plantio. Foram atendidos mais de 700 produtores rurais, totalizando 2.800 horas de serviços sem custo ao homem do campo,
De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Vicente Gaudêncio Batista, o programa atende as famílias mais necessitadas.
- Elas recebem as sementes, insumos e trator, sem nenhum custo, somente com o trabalho - afirma Vicente.
O PROGRAMA
O Minas sem fome é um projeto estruturador do governo do estado de Minas Gerais, voltado para o combate à fome, por meio de projetos produtivos e agregação de valor, como forma de inclusão social e resgate dos direitos de cidadania. O objetivo é implementar projetos que contribuam para a inclusão da população em situação de maior vulnerabilidade social no processo produtivo, com ações voltadas para a produção de alimentos e geração de renda, visando à melhoria de suas condições de segurança alimentar e nutricional.
MULHER RURAL
Em novembro do ano passado, a Emater, a prefeitura e secretaria municipal de Pecuária e Abastecimento promoveram o 1º Encontro da mulher rural, na escola estadual Antônio Soares da Cruz. O evento reuniu aproximadamente 500 mulheres de diversas comunidades rurais. Houve uma vasta programação, com palestras e informações para as participantes. Foram debatidos temas como políticas sociais para mulheres, segurança alimentar nutricional, previdência social, direitos e deveres da mulher rural, dentre outros assuntos que tramitam no espaço feminino.