Minas Gerais liderou o crescimento do turismo no Brasil em 2023. O estado recebeu 31 milhões de turistas no mesmo ano e ocupou o 1º lugar na variação do volume da atividade turística acumulada nos últimos 12 meses, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A atividade turística movimentou cerca de R$ 34 bilhões no estado em 2023.
Minas criou aproximadamente 50 mil empregos na economia da criatividade, número que corresponde a 26% de todos os 187.866 postos de trabalho gerados até novembro, segundo dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), colocando o segmento como o principal gerador de empregos no estado. Muitos desses novos empregos estão no interior, que viu ampliar o número de atrativos turísticos, em grande parte por conta dos incentivos do Governo de Minas.
De acordo com a jornalista e turismóloga Gal Bernado, no Norte de Minas, alguns roteiros são mais procurados — “Vale do Peruaçu no eixo Januária / Itacarambi e Rota do Espinhaço que integra os município de Grão Mogol, Botumirim, Turmalina e Itacambira estão entre os mais procurados e deles a cidade de Grão Mogol e Januária são os favoritos devido a infraestrutura turistica e bons roteiros”, conta.
MUITAS VIAGENS
De acordo com o empresário do ramo de turismo, Lucas Magno, empresário pioneiro em excursões em Montes Claros, o ano de 2023 foi bem produtivo — “Foi um ano excelente para o turismo onde renovamos nossa frota e conseguimos bater recorde de viagens. Outro ponto positivo foi que contratamos mais funcionários e a mão de obra praticamente triplicou. É interessante dizer que o litoral baiano concorre com o turismo mineiro e este ano teremos novas excursões e com preço acessível para o circuito turístico norte-mineiro que está em alta”, conta.
Os indicadores mostram os efeitos das políticas públicas empreendidas pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult). “Reflexo do compromisso da gestão com o desenvolvimento do turismo em toda a sua extensão. Dados do IBGE apontam que o setor é um dos principais responsáveis pelo aumento do PIB brasileiro, o que demonstra a importância das atividades turísticas. Nossa meta é investir cada vez mais para contribuirmos em maior geração de emprego e renda”, declarou o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira.
Os resultados desse trabalho são verificados na prática. Segundo o IBGE, o turismo gerou impacto positivo de 2,2% no setor de serviços de Minas Gerais. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o setor gerou 5.644 novos empregos no estado no primeiro quadrimestre deste ano.
*Com informações da Agência Minas