O II Fórum das Águas do Norte de Minas foi palco para anuncio de investimentos pelo Governo de Minas na agricultura familiar do norte de Minas. As boas novas foram anunciadas pelo vice-governador, Professor Mateus Simões, durante o evento realizado em Montes Claros, na sexta-feira (13).
De acordo com vice- governador, o objetivo é colaborar para que os pequenos produtores tenham mais apoio e melhores condições para o trabalho no campo. Ao todo serão entregues ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) Regional, 25 drones para vigilância e inspeção animal e 13 mil kits de irrigação, que a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER), em Montes Claros, deverá repassar para famílias que vivem do agronegócio. “25 drones estão sendo integrados à nossa estrutura de vigilância do IMA, para garantir um serviço ainda melhor. Esses drones terão um efeito importante na atividade de vigilância e inspeção animal”, diz.
De acordo com Simões, os novos drones vão permitir melhorar o controle sanitário, o que trará como consequência, a melhoria dos preços, do mercado, ampliação da condição de atuação com o produto de origem animal e vegetal produzido em Minas Gerais, tanto para o mercado interno quanto para o externo.
O outro anuncio é a compra dos kit irrigação para distribuição ao longo de 2025. “Tínhamos orçamento para compra de 8 mil kits de irrigação, mas vamos conseguir adquirir quase 13 mil kits . Cada um desses kits atende uma família em torno de meio hectare, garantindo, por exemplo, na safra do feijão, uma produção que permite a sobrevivência digna daquela família. Ou na produção de oleicultura, mais do que isso, uma vida boa”, afirma o vice-governador.
A irrigação, ainda de acordo com o vice-governador, é o caminho necessário para promover mudanças nas propriedades rurais, que fez questão de frisar a importância do projetos de irrigação do Norte de Minas, na produção, principalmente de frutas. “Nós temos insistido na importância de resgatarmos das cidades aquelas pessoas que abandonaram seus pequenos sítios. A irrigação pode ser o caminho de volta, para trazer os jovens, que migraram para a cidade e sem conseguir emprego, acabam dependendo de entrega de cesta básica e apoio para conseguir sobreviver”, enfatizou.
Congonhas
A barragem de Congonhas também fez parte do discurso do Professor Mateus, que disse ser esse um compromisso do Governo do Estado e que, enquanto a obra que vai trazer tranquilidade em relação à água para a região, não avança, que o Governo decidiu tirar do papel a construção da ponte na cidade de São Francisco, além de atuar para dar celeridade na finalização da rodovia que liga Pintópolis a Urucuia. A rodovia vai criar um novo eixo ligando a cidade de Montes Claros à Brasília, Distrito Federal, mudando a cara do Norte de Estado.