Oliveira Júnior
Correspondente
JANAÚBA – A Igreja católica realizará sete missas de Finados na cidade de Janaúba, na próxima quinta-feira, 2. Serão quatro celebrações pela manhã, uma à tarde e outra à noite. Pelo menos três padres estarão disponíveis para presidir as missas em dois cemitérios e nas duas principais igrejas da cidade.
A primeira missa de Finados será às 7h, na Igreja Sagrado Coração de Jesus/Catedral, a ser celebrada pelo Padre Henrique, coordenador geral da Diocese de Janaúba. Caberá ao Padre Henrique celebrar a última missa, às 19h, na Catedral. Nos mesmos horários, ou seja, às 7h e 19h haverá celebrações na Igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro Esplanada. Essas missas serão presididas pelo Padre Mário.
CEMITÉRIOS
A expectativa é de que milhares de pessoas desloquem aos dois cemitérios de Janaúba no dia de Finados, próxima quinta-feira. A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos promoverá esta semana um mutirão de limpeza e conservação dos cemitérios. A prefeitura articula, junto à empresa de transporte coletivo urbano, a ampliar o horário dos lotações, inclusive com a inclusão do bairro São Lucas, onde está situado um dos cemitérios.
A Igreja Católica programou três missas de Finados nos cemitérios de Janaúba. No cemitério da Saudade, no bairro de mesmo nome, e com acesso pela avenida Manoel Atayde, as missas serão às 8h, com o Padre José Antista, e às 17h, com o Padre Mário.
O Padre Henrique celebrará às 9h a missa de Finados no cemitério Antônio de Deus, no bairro São Lucas, com acesso pela rodovia MG-401, saída para Jaíba.
DIA DE FINADOS
Desde o século I, os cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram. No século V, a igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava.
Desde o século XI os papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século XIII esse dia anual passa a ser comemorado em 2 de novembro, porque 1º de novembro é a Festa de Todos os Santos.
Dia de Todos os Santos: celebra todo os que morreram em estado de graça e não foram canonizados.
Dia de Todos os Mortos (ou Finados): celebra todos os que morreram e não são mais lembrados.
Hoje, o Dia de Finados é um dos feriados mais universais. São cerca de mil anos de celebração pela fé na ressurreição.